O grupo de transição do Grêmio está começando a preparação para o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com a estreia marcada para 10 de junho, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Novamente a equipe gremista será comandada por Thiago Gomes, que recentemente foi técnico interino do grupo principal.
Nesta sexta-feira (14), o Grêmio enfrenta o Criciúma, que é treinado por Paulo Baier. O amistoso será no CT Luiz Carvalho. Na próxima segunda-feira (17), novo confronto diante do Criciúma, desta vez em Santa Catarina.
Depois, o Grêmio fará ainda amistosos contra Avaí, Figueirense e Tubarão, todos fora de casa. Em 2021, o grupo de transição está bastante modificado, pois vários atletas foram promovidos ao grupo principal. Entre eles: Adriel, Chapecó, Vanderson, Ruan, Emanuel, Victor Bobsin, Pedro Lucas, Fernando Henrique, Léo Pereira, Ricardinho e Elias.
No time atual, destaque para Bitello, Sarará, Jhonata Varela e Wesley. Com uma equipe totalmente renovada, Thiago Gomes vai tentar dar sequência ao processo de revelação de jogadores, algo que vem dando certo nos últimos anos no clube.
Sobre a situação do técnico, ficou definido que ele vai comandar o time de transição, mas em muitos momentos estará com a comissão técnica do grupo principal. Por exemplo, se o treino da transição for pela manhã, durante a tarde ele estará no CT Luiz Carvalho para auxiliar Tiago Nunes, especialmente nas questões que envolvem as revelações do Grêmio.