O Grêmio estreou com derrota no Campeonato Brasileiro 2021. Os garotos que substituíram quem ficou em Porto Alegre com covid-19 marcaram gols, mas não impediram que o Ceará fizesse 3 a 2 — o último gol foi marcado nos acréscimos no Castelão. Evandro Fornari, auxiliar que comandou a equipe no lugar de Tiago Nunes, analisou a estreia do Tricolor no Brasileirão.
— No primeiro tempo, não conseguimos seguir o que vínhamos fazendo nos outros jogos. Marcar e também jogar. Estivemos atrasados na marcação, a circulação também foi lenta. Tivemos algumas combinações, mas poucas. Depois, corrigimos no intervalo e realmente voltamos melhor, principalmente sendo mais agressivos na subida de bloco — comentou Fornari, em entrevista coletiva após a partida.
Na avaliação do auxiliar Evandro Fornari, a ausência dos titulares Diego Souza, Rafinha e Ferreira não foi sentida — os atletas e o técnico Tiago Nunes ficaram em Porto Alegre por testarem positivo para covid-19. Seus substitutos, Ricardinho, Léo Chú e Vanderson foram protagonistas, dando assistências e marcando os dois gols gremistas em Fortaleza. Jean Pyerre teve chance no segundo tempo, mas não convenceu. Lucas Silva, escolhido como titular, errou passe que culminou no primeiro gol cearense.
— Não acredito que seja uma limitação física do Jean Pyerre. E a escolha do Lucas foi para termos um cara entre as linhas defensivas. Tentar ter as trocas de lado que ele nos dá, e em alguns momentos ela é importante. A escolha foi feita pensando na estratégia do jogo — justificou o interino.
Questionado sobre o planejamento gremista para a temporada, Fornari não acredita que a derrota no Castelão afete o desempenho no Brasileirão, que se iniciou neste final de semana.
— É um campeonato difícil e de muitas rodadas. De forma alguma atrapalha nosso planejamento. Fizemos jogo equilibrado, principalmente no segundo tempo. Viemos para somar pontos, mas buscando a vitória sempre. Também privilegiamos as outras competições. Vamos passo a passo, pensando a cada jogo — ponderou Evandro.
O Tricolor volta ao gramado na quarta-feira, contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil. O próximo duelo pelo Brasileirão seria contra o Flamengo, mas foi adiado por conta da convocação de jogadores do time carioca.