Um total de 1.247 dias separam 29 de novembro de 2017 e 29 de abril de 2021. Neste período, Grêmio e Lanús tiveram caminhos distintos, mas finalmente irão se reencontrar no Estádio de La Fortaleza, na região de Buenos Aires, onde protagonizaram a final da Libertadores. Porém, a competição de agora é a Copa Sul-Americana, campeonato que não tem o mesmo glamour mas que poderá colocar o seu campeão no principal torneio do continente em 2022.
Visando este confronto pelo Grupo H da Sul-Americana, o Grêmio finalizou sua preparação na manhã desta quarta-feira (28). O técnico Tiago Nunes orientou o grupo em trabalhos setorizados e definiu o time que entra em campo nesta quinta.
As atividades do dia começaram às 8h30min, após a realização dos exames que integram o protocolo para prevenção da covid-19, a comissão técnica e o grupo de atletas se reuniram na sala anexa ao vestiário para analisar um vídeo do time argentino.
Logo depois, no campo, o preparador físico Reverson Pimentel conduziu o grupo em um trabalho de aquecimento, que teve logo na sequência uma atividade que foi somada a um trabalho técnico, com acréscimo de condução e troca de passes com toques rápidos e ultrapassagem de obstáculos.
Tiago Nunes dividiu os jogadores em três equipes. Duas realizaram um trabalho tático no campo um do CT, com paradas para orientações do comandante gremista, enquanto o outro praticava jogadas ofensivas, com cruzamentos e finalizações, no terço final de um segundo campo.
A parte final do trabalho foi realizada pelos jogadores que devem iniciar o jogo contra o Lanús. Eles fizeram uma atividade de jogadas defensivas enfrentando o grupo que treinava jogadas de ataque no campo auxiliar. Antes do término foram realizadas jogadas de cobrança de escanteio, faltas e cruzamentos com bola rolando.
O Grêmio viaja na tarde desta quarta para Lanús e a grande novidade na lista de 23 jogadores relacionados é o zagueiro Pedro Geromel, que voltará a jogar depois de 95 dias afastado por causa de uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo.
Quem também voltou a ser relacionado foi Maicon, O volante não entra em campo desde a derrota para o Del Valle, pela Libertadores, quando foi expulso na segunda etapa. Desde então são 15 dias sem atuar. Em Lanús ele deve ficar como opção no banco de reservas.
As ausências na Argentina ficarão por conta dos zagueiros Rodrigues, suspenso, e Kannemann, no departamento médico, do meia Pinares, lesionado, e do atacante Pepê, que realiza fisioterapia por lesão no púbis.
O provável time que será escalado por Tiago Nunes tem: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Cortez (Diogo Barbosa); Thiago Santos e Matheus Henrique; Léo Pereira, Jean Pyerre e Ferreira; e Diego Souza.