No reencontro com o adversário na decisão da Libertadores de 2017, que culminou com a conquista do tricampeonato, o Grêmio foi até a Argentina e venceu o Lanús por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (29), pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Ao final da partida, o técnico Tiago Nunes avaliou o triunfo diante dos argentinos.
— É um resultado muito importante, tendo em vista a qualidade do adversário e a dificuldade que é jogar aqui. O Lanús é atual finalista da Sul-Americana, além de toda a história que tem. Nos preparamos bem para esse momento, passamos as informações necessárias. Os atletas tiveram uma postura exemplar. Estamos muito satisfeitos dentro de um processo de melhora jogo a jogo — afirmou.
O volante Maicon, que iniciou o jogo no banco de reservas, foi a campo na etapa final, em substituição a Jean Pyerre, que sentiu o desgaste do confronto. O treinador gremista explicou a alteração:
— A ideia era colocar um atleta com qualidade técnica para jogar na articulação por trás na linha da bola e também ter uma entrada atrás das linhas dos volantes do Lanús. Alguém com qualidade de jogo de combinação. Foi um jogo bastante desgastante no primeiro tempo. O Jean Pyerre deu uma desgastada. A opção foi colocar um jogador com capacidade, além da liderança e a experiência do Maicon.
O comandante do Grêmio elogiou a atitude dos jogadores durante o duelo, especialmente a reação em busca da vitória após sofrer o gol de empate.
— A equipe teve uma boa compactação e consistência. Tentamos nos aproximar nos momentos de pressão ao adversário e conseguimos circular a bola e ter a manutenção dela desde a saída. E no momento que sofreu o empate a equipe não desanimou, conseguiu manter a estabilidade para buscar o segundo gol e sair com a vitória — concluiu.