O lateral Rafinha foi mais uma vez capitão do Grêmio, nesta quinta-feira (22), na vitória por 2 a 1 sobre o La Equidad, da Colômbia, na Arena. O triunfo na estreia da Copa Sul-Americana coloca a equipe na liderança do grupo H, seguida pelo Lanús, com os mesmos três pontos. Estreante na competição, o jogador ressaltou a necessidade de concentração constante nessa primeira fase.
— É difícil. Não tem mais time de porte fraco, ruim, que você tem três pontos garantidos. Isso não existe mais. Todos os times sabem jogar e têm qualidade. Sendo mais experiente, a gente sabe que é importantíssimo ter atenção normal. Reiterei que só passa um do grupo, é importante vencer todos jogos — afirmou, em entrevista coletiva após a partida.
O lateral-direito foi o responsável pelo cruzamento que resultou no segundo gol gremista, feito por Paulo Miranda, depois da escorada de Diego Souza, dentro da área. A combinação do trio acima dos 30 anos de idade ilustra a importância dada por Rafinha aos experientes do elenco:
— Quando estivermos bem, segurar no pezinho dos mais jovens para não deixar flutuar, e nos momentos difíceis encorajar eles também, dar todo suporte. Nessa mescla, a gente consegue o melhor para o Grêmio.
Contratado por pedido insistente do ex-técnico Renato Portaluppi, Rafinha se colocou ao lado do novo treinador Tiago Nunes para construir o trabalho ao longo da temporada no Grêmio. O atleta relembrou que o mesmo já havia acontecido no Flamengo, em 2019, quando Abel Braga o levou para o time e deixou o cargo na sequência.
— O professor Tiago Nunes está chegando, como eu também estou. Esperamos ter um ano brilhante pela frente. O grupo é muito bom e tenho certeza de que estamos no caminho certo. Vai ser um bom ano para o Grêmio — projetou, depois de elogiar os dias de condução do interino Thiago Gomes:
— Neste momento de turbulência, por ter saído na pré-Libertadores e ter trocado de treinador, o Thiago Gomes nesta semana conturbada deu toda conta do recado, fez milagre.
O Grêmio volta a campo no sábado (24), contra o Ypiranga, em Erechim, pela última rodada da fase classificatória do Gauchão. Rafinha não deve atuar, sendo preservado com os demais titulares para a segunda rodada da Copa Sul-Americana, marcada para a próxima quinta (22), com duelo contra o Lanús, na Argentina.