A Conmebol realizou, no começo da tarde desta sexta-feira (9), o sorteio dos grupos da Libertadores 2021. Caso o Grêmio passe pelo Independiente del Valle na fase preliminar da competição, entrará no Grupo A, que já tem Palmeiras, Defensa y Justicia, da Argentina, e Universitario, do Peru.
A Conmebol ainda não divulgou o calendário e a ordem dos confrontos, mas a data base prevê os primeiros jogos para o final de abril, com partidas nos dias 20, 21 e 22.
Confira como estão os possíveis adversários gremistas
Palmeiras
O confronto entre as duas equipes na final da Copa do Brasil encerrou a temporada de futebol em 2020. Além do campeonato nacional, o time paulista chega a essa Libertadores como atual campeão, levando o favoritismo do Grupo A.
Com o português Abel Ferreira na casamata, o Palmeiras não precisou ir ao mercado para fazer grandes contratações, mantendo a espinha dorsal da equipe que levou três títulos no último ano: Weverton, Viña, Gómez, Rony e Luiz Adriano.
Defensa y Justicia-ARG
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o time argentino acabou perdendo o seu comandante, Hernan Crespo, que aceitou proposta do São Paulo. O time é treinado agora por Sebastián Beccacece, que já havia comandado a equipe anteriormente. Mantém a base do time que foi campeão, mas o atual técnico vem fazendo algumas alterações, colocando o seu estilo de jogo, como o uso de dois centroavantes.
É uma equipe que prioriza a bola no chão e conta com um goleiro —Unsain — que sabe usar muito bem os pés na saída de trás. Tem como um dos seus principais jogadores o meio-campista Enzo Fernández, emprestado pelo River Plate, que deve retornar ao time da capital em junho, mas irá disputar a fase de grupos.
Na Recopa Sul-Americana, dificultou para o Palmeiras na Argentina, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1.
Universitario-PER
A equipe foi vice-campeã peruana — o título foi do Sporting Cristal — e chega no Grupo A da Libertadores como franca atiradora. No comando, está o argentino Ángel Comizzo, contratado em julho de 2020.
No campeonato nacional deste ano, o Universitário disputou duas partidas e ainda não venceu na competição — empate em 1 a 1 com o Melgar na estreia, seguido de derrota por 3 a 1 para o Academia Cantolao.