O Grêmio deverá ter um retorno caseiro para o segundo semestre de 2021. Patrick, meia de 22 anos, avança em sua recuperação clínica no joelho direito após romper os ligamentos cruzados no final do ano passado. Mesmo com o otimismo nos bastidores, o jovem só deverá ser reintegrado na segunda metade da temporada.
A lesão foi diagnosticada enquanto o meio-campista estava a serviço do time de transição, em dezembro. A opção foi realizar o procedimento cirúrgico apenas no dia 13 de janeiro, quase um mês depois do episódio — os ligamentos cruzados do atleta foram reconstruídos. O prazo estimado para retorno nestes episódios é entre seis e oito meses.
Na última quarta-feira (7), o jogador publicou em suas redes sociais um vídeo celebrando o seu retorno aos trabalhos físicos nos campos. A rotina deverá seguir esta linha nas próximas semanas: fisioterapia e trabalhos nos gramados do CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Patrick foi lançado como profissional aos poucos em 2016, mas somente em 2017 foi escalado com mais frequência. No total, foram 43 partidas no time principal e dois gols marcados. Foi emprestado ao Criciúma, mas não teve bom rendimento e foi devolvido. Depois, não chegou a ter grandes chances com Renato Portaluppi.
Na temporada passada, chegou a estar acertado com o Vasco, mas o negócio travou nos detalhes finais. Seu contrato foi estendido até o final de 2023 com o Tricolor.