Levado às pressas ao Paraguai pelo Grêmio, o lateral-direotp Felipe Albuquerque deverá ganhar mais espaço durante a temporada. Pelo grande número de jogos previstos para 2021, Rafinha e Vanderson serão utilizados como titulares. Assim, a ideia da comissão técnica é aproveitar o jovem de 21 anos com mais frequência nos próximos meses.
Aposta gremista, mas que nunca conseguiu se firmar no elenco principal, Felipe era pra ter sido lançado como profissional em 2018, logo após a disputa do Mundial. Uma lesão muscular na véspera da estreia o tirou do início daquele campeonato estadual.
Com o passar do tempo, Felipe acabou ficando no time de transição, já que Léo Moura e Leonardo Gomes foram absolutos no setor até o final de 2019. No último ano, pelo revezamento de Victor Ferraz e Orejuela, foi repassado ao Brasil-Pel para ganhar experiência. Viu direto da zona sul do Estado a chance para Vanderson, que terminou a temporada de 2020 como titular na final da Copa do Brasil.
Pela necessidade, já que Vanderson teve teste confirmado para covid-19, Rafinha ainda não está liberado para atuar pelo clube e Leonardo Gomes não tem retorno assegurado, a oportunidade caiu nas mãos do jovem. Com contrato renovado até o final de 2022, ele é apadrinhado por Deco, ex-meia do Barcelona, que o agencia em parceria com João Paulo Tardim.
Ele é considerado entre todas as alternativas a opção mais segura defensivamente. Mesmo com características de mais resguardo, Felipe é elogiado pela chegada com força na linha de fundo. A aposta dos dirigentes gremistas é que os garotos evoluam nos próximos meses tendo Rafinha como companheiro, já que ele acumula passagens vitoriosas em outros locais.
Na avaliação interna, o Grêmio acredita que o lateral deu conta do recado na Libertadores. Por isso, será mais frequente nos próximos confrontos. Vanderson ainda carece ser liberado para voltar aos treinos. Por isso, Felipe seguirá por mais alguns dias como titular do lado direito da defesa gremista.