Destaque do Grêmio nos primeiros jogos do Gauchão, o meia Pedro Lucas, 18 anos, está há mais de três semanas sem ser relacionado para os jogos da equipe principal. O motivo é que o jogador faz um trabalho especial de reforço muscular. Segundo avaliação da comissão técnica, o garoto ainda precisa "ganhar corpo".
Campeão mundial pela seleção brasileira sub-17 em 2019, o jovem é considerado uma grande promessa da base gremista. Com qualidade diferenciada, destaca-se pelo domínio de bola e pela precisão no passe. Contudo, na visão do departamento de futebol tricolor, ainda é um jogador franzino.
Além de atividades especiais de musculação, Pedro Lucas segue uma dieta específica para o ganho de massa muscular. Esse trabalho é considerado importante para que o garoto se sobressaia nas divididas com os adversários, uma vez que, no profissional, os marcadores costumam ser muito mais fortes do que na base.
Logo, o "sumiço" de Pedro Lucas dos jogos do Grêmio não significa que o jogador não tenha agradado à direção e à comissão técnica. Pelo contrário. Quando o trabalho de fortalecimento muscular der resultado, o meia deve voltar a ser relacionado, especialmente com a chegada do técnico Tiago Nunes, que é conhecido por aproveitar bastante os garotos da base.
Em 2021, Pedro Lucas já atuou em sete partidas, tendo marcado um gol. Foi titular na vitória sobre o Aimoré, no empate com o São José e na derrota contra o Juventude, e entrou no decorrer das vitórias sobre Ayacucho-PER, Brasil-Pel e Pelotas e do empate com o São Luiz.