O Grêmio espera ter uma melhora significativa no preparo físico da equipe a partir do início do Brasileirão, no final de maio. Conforme avaliação interna, o time vem apresentando uma queda de rendimento no segundo tempo dos jogos. E o problema pode se repetir nas próximas partidas.
A condição física insuficiente foi diagnosticada como uma das dificuldades do Tricolor na temporada 2020. Por isso, para 2021, foi promovida uma troca no preparador físico, com Réverson Pimentel, ex-Bragantino, substituindo Márcio Meira. Contudo, os efeitos do trabalho do novo profissional devem aparecer com mais ênfase a partir do fim de maio ou do início de junho.
Contratado há sete semanas e elogiado pelo trabalho realizado no Bragantino, Réverson não teve a oportunidade de realizar uma pré-temporada com o grupo. Poucos dias após a sua chegada, os principais jogadores foram liberados para um período de 12 dias de férias e, após o retorno, os atletas já encararam um calendário extenuante, com muitos jogos e poucos dias para treino e descanso.
Por este motivo, ainda levará um tempo para a equipe gremista alcançar a melhor condição física. A previsão é de que o time esteja com o fôlego renovado a partir do início do Brasileirão, atingindo o ápice algumas semanas depois disso. Mas, até lá, a queda de rendimento nos minutos finais dos jogos pode ser um problema a ser enfrentado.
Desde que o elenco principal voltou do período de descanso durante o mês de março, 80% dos gols sofridos pelo Tricolor ocorreram após o intervalo.
— Esses números não passam desapercebidos pela comissão técnica e o departamento de futebol do Grêmio. Temos de melhorar isso. Com base em muito treinamento, certamente vamos alcançar essa melhora — declarou recentemente o vice de futebol, Marcos Herrmann.
Desde de a volta do elenco principal - a partir do jogo contra o Pelotas, 28/3
9 jogos
- Gols feitos: 17
- Gols contra: 10
- Gols feitos no 1º tempo: 9
- Gols feitos no 2º tempo: 8
- Gols sofridos no 1º tempo: 2
- Gols sofridos no 2º tempo: 8
Os jogos
- Grêmio 4 x 0 Pelotas
- São Luiz 2 x 2 Grêmio
- Grêmio 1 x 0 Inter
- Del Valle 2 x 1 Grêmio
- Grêmio 1 x 2 Del Valle
- Caxias 0 x 0 Grêmio
- Grêmio 3 x 1 Novo Hamburgo
- Grêmio 2 x 1 La Equidad
- Ypiranga 2 x 3 Grêmio