O Grêmio terá, nesta quarta-feira (14), o desafio de reverter uma desvantagem do jogo de ida se quiser seguir para a fase de grupos da Libertadores. Com a derrota por 2 a 1 para o Independiente del Valle, na sexta-feira passada, no Paraguai, o Tricolor precisa apenas de uma vitória por 1 a 0 na Arena para seguir na competição sul-americana.
Nos últimos anos, foram poucas as vezes em que o time do técnico Renato Portaluppi largou em desvantagem em um duelo de mata-mata. Na maioria dos confrontos, o Grêmio venceu ou empatou no primeiro jogo.
Por conta disso, GZH buscou os últimos cinco duelos eliminatórios em que o Tricolor perdeu a primeira partida para relembrar o histórico. Desses cinco confrontos em que saiu atrás na ida, conseguiu vencer no segundo jogo em quatro e se classificou em três oportunidades.
Confira:
2019
Grêmio x Palmeiras (quartas de final da Libertadores)
O Tricolor perdeu a partida de ida por 1 a 0, na Arena, com golaço de falta de Gustavo Scarpa, mas buscou a classificação em São Paulo, ao vencer por 2 a 1, com gols de Everton e Alisson.
2018
Grêmio x Estudiantes (oitavas de final da Libertadores)
No primeiro jogo, na Argentina, o Grêmio acabou derrotado pelos donos da casa por 2 a 1. Na volta, na Arena, o Tricolor devolveu o placar com gols de Everton e Alisson (esse fez nos acréscimos do segundo tempo). A decisão foi para os pênaltis, e o time de Renato Portaluppi venceu por 5 a 3.
2016
Grêmio x Rosario Central (oitavas de final da Libertadores)
A partida de ida foi na Arena, e o Grêmio perdeu por 1 a 0. Esperava-se que o time de Roger Machado pudesse reagir na volta, mesmo na Argentina, mas não foi o que aconteceu. Nova derrota, desta vez por 3 a 0, e eliminação nas oitavas da Libertadores.
Grêmio x Juventude (semifinal do Gauchão)
Com time praticamente todo reserva na ida, preservando para a Libertadores, o Grêmio foi derrotado por 2 a 0 no Alfredo Jaconi. Na volta, mandou os titulares a campo para tentar reverter a desvantagem. Porém, apesar da vitória por 3 a 1 na Arena, foi eliminado por conta do gol fora de casa.
2015
Grêmio x Criciúma (terceira fase da Copa do Brasil)
Depois de passar por Campinense e CRB nas duas primeiras fases, o Grêmio enfrentou o Criciúma na terceira etapa da Copa do Brasil de 2015. Na ida, na Arena, perdeu por 1 a 0. Devolveu o mesmo placar na volta, com gol de Pedro Rocha, e avançou às oitavas nos pênaltis.