Antes de anunciar a contratação de um novo goleiro, o Grêmio começa a diminuir alguns excessos do elenco. Na noite de quinta-feira (1), Vanderlei e o clube chegaram a um acordo e formalizaram a rescisão consensual. Mas, ao passo em que consegue se desfazer de um jogador que estava fora dos planos, a direção corre contra o tempo para encontrar um nome de maior rodagem para, ao menos, compor o grupo de jogadores.
Publicamente, o clube opta não falar sobre a busca por um novo camisa 1. A medida é vista como um voto de confiança para Brenno, de boas atuações neste começo de temporada. O assunto será tratado nos bastidores até que um novo contrato com o jovem da base seja firmado. Direção e jogador já sentaram para conversar, e um novo vínculo foi encaminhado. A assinatura da extensão do acordo, no entanto, ainda não ocorreu.
Há um consenso de que um jogador com maior experiência do que Brenno deve chegar na Arena nas próximas semanas, mesmo para que seja reserva. Ter um goleiro com maior vivência para trabalhar ao lado do novo titular, de 22 anos, e de Adriel, 20, é visto como imprescindível para o restante de temporada. Ainda fazendo parte do plantel, Paulo Victor deverá ter o mesmo destino de Vanderlei, caso os dirigentes não consigam recolocá-lo em outro clube.
O Cerro Porteño chegou a negociar com o goleiro, mas não houve acordo. O clube paraguaio acabou acertando com o goleiro Jean, do São Paulo e que disputou o último Brasileirão pelo Atlético-GO. O nome do são-paulino estava na lista de desejos da comissão técnica, mas a questão extracampo o afastou de Porto Alegre. O mesmo vale para Ausgutín Rossi, reserva do Boca Juniors. Ambos são acusados de violência contra a mulher.
Com poucas opções no mercado brasileiro, o alvo está no exterior. O sonho de consumo é Sergio Rochet, do Nacional-URU. Porém, as recentes convocações para a seleção uruguaia o deixaram valorizado, arrefecendo o interesse tricolor. Caso avance para a fase de grupos, o Grêmio precisa enviar a lista de inscritos até 72 horas antes da estreia nesta etapa. A primeira rodada está programada para ser disputada entre 20 e 22 de abril, o que dá à cúpula do futebol gremista pouco tempo para fechar com um goleiro.
O gol é apenas um dos setores que fazem parte da reformulação do elenco. Além de Paulo Victor, o zagueiro David Braz, o lateral Victor Ferraz e o meia-atacante Everton Cardoso podem deixar o clube em um futuro próximo (leia mais ao lado).
– É uma entressafra. Em algum momento, teríamos que refazer o time, encontrar novos caminhos. Estamos tentando fazer isso. Temos que rejuvenescer a equipe, fazer mudanças. Estamos subindo vários meninos, mas é claro que temos que colocá-los junto de atletas de experiência. Esse é um processo que demora um tempo para fazer. Temos que ter paciência –, avalia Marcos Hermann, vice-presidente do conselho de administração do clube.
Até aqui, dois jogadores foram contratados para a temporada: o lateral-direito Rafinha e o volante Thiago Santos.