Não foi o domingo (7) esperado pela torcida gremista. Com nova derrota para o Palmeiras, o clube se viu impedido de conquistar a Copa do Brasil e encerrou uma temporada irregular que, apesar de ter ficado marcada pelo título do Gauchão, teve muito mais momentos de decepção do que de alegrias.
Desta forma, é até simbólico que o projeto SuperDupla tenha terminado com Vanderlei no topo do ranking de estatísticas. Apesar de ter perdido a titularidade na reta final, o goleiro somou mais pontos do que Matheus Henrique, Pepê, Diego Souza e Lucas Silva, que fecharam o top 5.
A cada semana, os números do elenco foram atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), fosse apontado o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados:
Vanderlei: 660,5 pontos
O goleiro perdeu a posição para Paulo Victor, ficando de fora das finais da Copa do Brasil. Ainda assim, manteve-se à frente dos demais atletas do elenco — muito por conta de ter sido o atleta que mais esteve em campo com a camisa gremista: 58 partidas (5.220 minutos). Além disso, efetuou 33 defesas consideradas difíceis e 82 simples.
Matheus Henrique: 597 pontos
O jovem volante assegurou a vice-liderança geral graças à sua participação na distribuição de passes. Ao todo, foram 2.185 passes certos — 693 a mais que o segundo colocado, que foi Lucas Silva.
Pepê: 587,8 pontos
Embora tenha encerrado a temporada em baixa, já vendido ao Porto, o atacante se destacou em dois quesitos importantes: foi o líder em assistências (50) e segundo jogador que mais finalizou (30), atrás somente de Diego Souza.
Diego Souza: 545,1 pontos
Artilheiro gremista, com 28 gols, o centroavante foi uma das boas notícias no Tricolor. Ele também foi o responsável pelo maior número de finalizações contra os goleiros adversários: 43 vezes.
Lucas Silva: 508,7 pontos
Mesmo sem ter se firmado como titular incontestável da equipe, o volante foi o jogador de linha que mais vezes foi escalado: 58 partidas (3.472 minutos). Nesta reta final, perdeu a vice-liderança em desarmes (60), sendo ultrapassado pelo zagueiro Kannemann (62) e continuando atrás de Diogo Barbosa (63). Porém, terminou como o segundo melhor passador do elenco (1.492 passes certos), superado somente por Matheus Henrique.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, foram somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também foi acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, foi eleito o melhor jogador do ano o atleta que somou mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9