O jogo contra o Ayacucho-PER, nesta terça (16), será uma espécie de vestibular para os garotos do Grêmio. Dos 20 atletas relacionados para a viagem ao Equador, 18 têm até 23 anos e são oriundos das divisões do base ou do grupo de transição. A média de idade dos jogadores presentes em Quito é de apenas 21,35 anos.
Alguns já estão afirmados no grupo principal, como o lateral Vanderson, o zagueiro Rodrigues e o volante Darlan. Já o goleiro Brenno deve ser o titular da posição até um reforço ser contratado, desbancando Vanderlei e Paulo Victor. O volante Lucas Araújo e o centroavante Ricardinho estão cotados para serem pelo menos reservas assíduos do técnico Renato Portaluppi ao longo da temporada.
Os mais experientes da delegação são o lateral Cortez, 34 anos, e o meia Thaciano, 25 anos. Os titulares e os outros atletas mais experientes receberam férias em virtude da temporada desgastante.
O jogo contra o Ayacucho-PER será às 21h30min (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. A partida será na capital equatoriana por conta dos protocolos sanitários do governo peruano.
O provável time do Grêmio tem: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Araújo, Darlan e Thaciano; Guilherme Azevedo, Ricardinho e Ferreira
Também estão relacionados o goleiro Adriel, o zagueiro Emanuel, o lateral Felipe, os volantes Jhonata Varela, Bitello e Fernando Henrique, o meia Pedro Lucas e os atacantes Léo Chu e Léo Pereira.
A reportagem de GZH apresenta abaixo quem são e como jogam os 18 atletas sub-23 que representarão o Tricolor na partida válida pela Copa Libertadores:
Brenno (goleiro) - 21 anos
É o novo titular da posição. Mesmo quando Vanderlei e Paulo Victor estiverem à disposição, o dono da camisa 1 será o garoto, ao menos até a contratação de um novo goleiro. Avesso a defesas acrobáticas, é elogiado pelo posicionamento e pelo bom rendimento em defesa de pênaltis nos treinos.
Adriel (goleiro) – 20 anos
É uma das principais promessas da base para o gol. Contudo, ainda carece de experiência no profissional. Estava até a última temporada no time sub-20 e recém agora foi promovido ao grupo de transição. Além da boa estatura (1,95m de altura), chama atenção pela qualidade no jogo com os pés.
Ruan (zagueiro) – 21 anos
Gaúcho de Tramandaí, o defensor vem sendo muito elogiado pela performance nos treinos. Receberá mais oportunidades em 2021, podendo, inclusive, virar o reserva imediato da dupla Pedro Geromel e Kannemann.
Rodrigues (zagueiro) – 23 anos
Contratado em 2019 do ABC-RN, levou um tempo até ser lançado por Renato, mas, quando recebeu chances, agradou. Em contrapartida, apresentou uma queda de rendimento na reta final da última temporada. Está no páreo na briga por espaço na defesa.
Emanuel (zagueiro) – 21 anos
É um zagueiro de força e de imposição física, que joga preferencialmente pelo lado esquerdo. Tem 21 anos e ostenta no currículo passagens pela seleção brasileira sub-17.
Vanderson (lateral-direito) - 19 anos
Lançado pelo técnico Renato Portaluppi no final da última temporada, o garoto tomou conta da posição, desbancando Victor Ferraz. É o novo titular da posição.
Felipe (lateral-direito) – 21 anos
É um dos atletas mais experientes entre os garotos relacionados para o jogo contra o Ayacucho. Na última temporada, esteve emprestado para o Brasil de Pelotas e atuou em 26 jogos da Série B. É um lateral defensivo, mas com bastante intensidade. Em 2020, fez o cruzamento para o gol de Ferreira, na conquista do título da Recopa Gaúcha, contra o Pelotas.
Lucas Araújo (volante) - 21 anos
Primeiro volante, é considerado o único dessa função do grupo. Como tem características que o diferenciam, tende a ganhar mais espaço por conta da solidez defensiva que dá ao time. É elogiado ainda pelo bom passe e pela qualidade nas cobranças de faltas e pênaltis. Mostrou personalidade na vitória contra o Esportivo.
Darlan (volante) – 22 anos
É mais um volante de qualidade formado na base do Grêmio, da geração que sucedeu a de Arthur e Matheus Henrique. Compensa a baixa estatura – 1,71 metro – com a técnica. Chegou a virar titular em alguns jogos última temporada, mas acabou perdendo a posição.
Jhonata Varela (volante) – 20 anos
É um primeiro volante com boa imposição física. Destaca-se ainda pela bola aérea e pela velocidade na saída de bola. Na base, costumava fazer gols.
Bitello (volante) – 21 anos
É um segundo volante de muita mobilidade. Tem semelhanças de estilo de jogo com Matheus Henrique. No time de transição, já foi testado como extrema pela direita.
Fernando Henrique (volante) – 19 anos
É mais um destaque da nova safra de volantes técnicos do Grêmio. Aos 19 anos, jogou as duas últimas edições da Copa São Paulo e tem várias passagens pelas seleções de base. Destaca-se pela qualidade no passe curto e no lançamento longo.
Pedro Lucas (meia) – 18 anos
Campeão mundial sub-17 em 2019, o meia é uma grande promessa da base gremista. Com qualidade diferenciada, possui excelente domínio de bola e um ótimo passe. Costuma atuar pelo lado direito.
Guilherme Azevedo (atacante) – 19 anos
Atacante de velocidade e movimentação, costuma atuar pelo lado direito. Canhoto, gosta de puxar para o meio para fazer a jogada com o pé bom, semelhante ao que faz Pepê, só que no lado oposto.
Ricardinho (atacante) – 19 anos
Será o titular contra o Ayacucho-PER. Em 2020, foi o maior goleador da base gremista, marcando nove gols em 12 jogos no Brasileirão Sub-20. Apesar de centroavante de origem, tem boa movimentação e, em vez de trombar com os zagueiros, prefere se mexer para encontrar espaços vazios. Contudo, também é bom no cabeceio quando necessário.
Ferreira (atacante) – 23 anos
Após um período sem atuar por conta de um imbróglio na renovação de contrato, despontou como favorito para ser o sucessor de Pepê na ponta esquerda. Porém, ainda não conseguiu se firmar na equipe. Ousado, tem o drible como principal recurso. Está cotado para virar titular.
Léo Chú (atacante) – 20 anos
Canhoto, é um ponta “à moda antiga”, pois joga pelo lado esquerdo e gosta de ir até a linha de fundo. Destaca-se pela velocidade e pelo drible. Após destacar-se pelo Ceará na temporada 2020, retornou de empréstimo e deve ser aproveitado por Renato, brigando com Ferreira pela titularidade.
Léo Pereira (atacante) – 20 anos
Revelado pelo Ituano, passou também pela base do Corinthians, onde jogou a Copa São Paulo de 2019. Chegou ao Grêmio direto para o grupo de transição. É um atacante que atua pelos dois lados, gosta de jogar na beirada e chama atenção pela velocidade pelo excelente preparo físico. Costuma avançar até a linha de fundo e também acompanha o lateral adversário até o setor defensivo.