O principal goleador da base do Grêmio na última temporada receberá, nesta terça-feira (16), a sua primeira oportunidade como titular. Autor de nove gols em 12 jogos pelo sub-20 em 2020, o centroavante Ricardinho, 19 anos, será a grande novidade na equipe contra o Ayacucho-PER, pela Libertadores.
O garoto será o substituto de Isaque, que está sendo emprestado para o Fortaleza e sequer viajou a Quito, palco da partida contra a equipe peruana. Com isso, o ataque tricolor no Estádio Olímpico Atahualpa será formado por Guilherme Azevedo, Ferreira e Ricardinho.
— É um jogador que chegou para nós em agosto do ano passado, vindo do São Paulo. É um guri que tem intensidade, bom cabeceio e bate muito bem na bola. É um "fazedor de gols". No Brasileirão Sub-20, ele marcou contra os melhores times do Brasil da categoria — elogia o diretor do time sub-20 do Grêmio, Luis Ferrari Júnior.
Na base do São Paulo, Ricardinho atuava na mesma geração de atletas como Rodrigo Nestor, Gabriel Sara e Helinho, e era utilizado como centroavante e como atacante de beirada. Em julho, após o término do contrato com o clube são-paulino, assinou com o Grêmio, onde se firmou como 9.
Nos treinos, Ricardinho chama atenção por ser um centroavante de mobilidade. Em vez de trombar com os zagueiros, prefere se movimentar para buscar um espaço vazio e, então, marcar os gols. Contudo, com 1m81cm de altura, também é bom no jogo pelo alto quando necessário.
Contra o Ayacucho, o Grêmio deve ter: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Araújo, Darlan e Thaciano; Guilherme Azevedo, Ricardinho e Ferreira.
Também relacionados no Equador estão Adriel, Emanuel, Felipe, Jhonata Varela, Bitello, Fernando Henrique, Pedro Lucas, Léo Chu e Léo Pereira.
Ayacucho e Grêmio enfrentam-se nesta terça, às 21h30min (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpua, em Quito. O jogo será na capital equatoriana por conta das restrições sanitárias impostas pelo governo peruano.