A delegação do Grêmio desembarcou no domingo (14) em Quito sem o técnico Renato Portaluppi, mas com a bagagem dos jogadores abarrotada de confiança. Com a situação sobre o Ayacucho-PER encaminhada, após a vitória por 6 a 1 no jogo de ida da fase preliminar da Libertadores, o treinador ficou em Porto Alegre. Será pela televisão que ele acompanhará a segunda partida de uma equipe repleta de jovens valores. Alguns deles podem ter entrado no time para não mais saírem.
A folga dos principais nomes do elenco se encerra no dia 22. Eles terão mais alguns dias para aprimorar o condicionamento físico até voltarem a ser utilizados outra vez. Até lá, uma equipe formada por muitos jovens e poucos veteranos será colocada em campo, em uma sequência que deve ter até quatro partidas.
A vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo, no sábado (13), apresentou algumas certezas que, por ora, ainda são tácitas na comissão técnica, mas barulhentas entre os torcedores. As chances de Brenno e Vanderson seguirem no time quando todo o elenco estiver à disposição são quase tão certas quanto a classificação à próxima etapa do torneio continental. Outros nomes, como Ruan, Léo Chú e Lucas Araújo, galgaram alguns degraus na busca por maior protagonismo.
Quando exigido, o goleiro Brenno apareceu bem na partida pelo Campeonato Gaúcho, realizando um par de defesas, entre elas uma defesaça. Com vigor e cruzamentos precisos, Vanderson está deixando Victor Ferraz para trás na lateral-direita. Em 10 partidas como profissional, sua evolução chama atenção.
— Ele tem algumas coisas que precisa corrigir. Mas melhorou bastante. É um jogador que vem se entregando em todos os jogos. Tem que se doar na hora certa, não é pra passar toda hora. Ele tem que melhorar nesse sentido. É um jogador que está enchendo os nossos olhos. A evolução vai melhorar a cada jogo — avaliou Renato.
Enquanto a expectativa era para ver o crescimento de Guilherme Azevedo, foi outro ponteiro que se destacou. Léo Chú apareceu com maior frequência e deve ganhar espaço em um futuro próximo. O mesmo vale para o zagueiro Ruan, de atuação segura em Bento Gonçalves.
Reserva no fim de semana, Lucas Araújo se impulsiona para dar um salto na hierarquia do meio-campo. Além de conceder a assistência que gerou o pênalti, pegou a bola para fazer a cobrança e definir o 2 a 0 na Montanha dos Vinhedos.
— Foi um gol muito importante para a equipe, para mim. Venho trabalhando forte, me cuidando para quando tivesse a oportunidade, aproveitasse da melhor forma — ressaltou.
A satisfação com o desempenho dos jovens da base foi grande. Renato evita fazer análises individualizadas e prognósticos sobre o futuro dos garotos no elenco.
— Todos eles foram muito bem. São garotos que vão nos ajudar bastante, independentemente da posição. Todos garotos foram muito bem. É isso que que a gente quer. Procuramos lapidá-los e passar toda confiança do mundo para que não tenham medo de erra — elogiou.
Além de Renato, outra ausência na delegação que chegou ontem ao Equador foi Pinares. De atuação discreta na Serra, o meia chileno foi poupado após participar das três partidas do Grêmio na temporada 2021. Suspenso no fim de semana, Ferreira foi reintegrado e voltará naturalmente ao time.
Com a classificação na Libertadores encaminhada, a missão da gurizada tricolor nas alturas de Quito é que o voo de volta tenha excesso de peso, com o aumento da confiança contida na bagagem de ida.