Em sua segunda partida pelo Gauchão, o Grêmio conseguiu o segundo resultado positivo na competição. Jogando com uma equipe recheada de jogadores da base — sete iniciaram o confronto contra o Esportivo —, o Tricolor conseguiu bater o time de Bento Gonçalves por 2 a 0, com gols marcados por Thaciano, no primeiro tempo, e por Lucas Araújo, volante de 21 anos, de pênalti, na etapa complementar.
Entrando pouco nas individualidades, o técnico Renato Portaluppi elogiou os garotos da base gremista e também a atuação da equipe nos 90 minutos na Montanha dos Vinhedos, confirmando que boa parte dos 11 titulares da partida deste sábado devem também entrar em campo contra o Ayacucho-PER, na terça, pela fase preliminar da Libertadores.
— Acima de tudo foi, uma boa partida dos garotos. Procuro sempre dar oportunidades. Eles se comportaram muito bem. Valeu porque conseguimos os três pontos e tivemos praticamente a base toda jogando. Vitória importante, que dá confiança para os mais jovens. Agora, temos o jogo de Quito, que vai ser praticamente o mesmo time que jogou neste sábado — disse o treinador.
Com 12 jogadores do elenco profissional de férias, Renato garantiu que o Grêmio segue dando importância para o Gauchão, ainda que esteja jogando com uma equipe considerada alternativa nessas primeiras rodadas da competição.
— Tem muita gente que não dá valor, mas eu dou, tanto que estou aqui. Poderia estar de folga, no Rio de Janeiro, mas se eu estou aqui é porque dou importância. Sempre corri atrás pelo estadual. Nos últimos anos, ganhamos o tri e vamos em busca do tetra. Perde o Gauchão para ver o que acontece. Nos enchem de críticas. Entramos sempre para ganhar —completou o treinador.
Brenno e Léo Chú, dois dos jogadores que ganharam oportunidades na noite deste sábado, foram elogiados pelo treinador. O goleiro de 21 anos, em um período em que Paulo Victor e Vanderlei vivem um momento de instabilidade, ganhou ainda mais confiança de Renato.
— São garotos que vão nos ajudar bastante, independentemente da posição, todos foram muito bem. Brenno pela estreia depois de um ano e pouco sem jogar, fez uma grande defesa. Ele teve a confiança do Mauri (preparador de goleiros), tinha confiança de todo mundo, da mesma forma que o Léo. A gente procura lapidar, dar toda confiança do mundo. Falei no vestiário para jogarem livre e leves, foi o que fizeram, estão enchendo os olhos de todo mundo.