A permanência de Renato Portaluppi para a temporada de 2021 foi assegurada com a renovação de contrato do treinador com o Grêmio na sexta-feira (5). Ainda que vá decidir a Copa do Brasil contra o Palmeiras no próximo domingo (7), o Tricolor não esperou o fim da temporada 2020 para garantir mais um ano de vínculo com o maior ídolo de sua história. O foco é a decisão, mas o planejamento para o restante do ano já está sendo tratado.
Pensando nos campeonatos que terá pela frente em 2021 — Gauchão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores —, o treinador pensa em nomes que podem reforçar a equipe em busca de mais títulos. A intenção é trazer até quatro jogadores de alto nível.
— Você não tem noção de quantos empresários ligam para a gente oferecendo muitos jogadores. Falo para o meu grupo que tem que valorizar a oportunidade que eles têm por jogar no Grêmio. Estamos atentos ao mercado, correndo atrás. Sabemos que a principal coisa no momento é o jogo do domingo, mas não podemos parar 100% só por causa da partida. Já estamos correndo para não ficarmos para trás de outras equipes. Para reforçar o grupo, precisamos de três a quatro jogadores fundamentais. Estamos trabalhando, não é nada fácil — disse Renato, em entrevista exclusiva ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Além de reforços, também esteve nas conversas de renovação a necessidade de aumentar o uso das categorias de base, com os atletas ganhando oportunidades ainda mais cedo. Nos últimos anos, o clube tem revelado inúmeros jogadores, que rendem milhões de reais para os cofres tricolores. Porém, há o desejo de que eles comecem a ganhar oportunidade antes de cruzarem a barreira dos 20 anos.
Conforme Renato, o projeto de valorização da base continuará sendo feito.
— Eu venho fazendo há quase cinco anos. Não é um projeto que a gente vai deixar de lado ou acelerar, oportunidades todos os meninos vão ter. Infelizmente, por causa da pandemia, não tivemos tantos coletivos contra eles. Estou sempre atento para o que acontece lá embaixo. O Gauchão vai ser uma competição para eles terem as oportunidades e mostrarem que vão aproveitar para ficar no grupo principal do Grêmio. É um projeto que vou continuar trabalhando muito, isso é fundamental para o grupo e para o clube — ressaltou o treinador.
Os primeiros caminhos de 2021 começam a ser decididos no domingo. Caso conquiste a Copa do Brasil, o Grêmio terá a vida facilitada, entrando direto na fase de grupos da Libertadores, com início em 20 de abril. Se o Palmeiras for campeão, tem jogo na quarta-feira (10) pela fase preliminar contra o Ayachucho-PER.