Com Guilherme Azevedo, lesionado, e Léo Chú, suspenso depois de ter sido expulso na partida contra o São José na última segunda-feira (25), o técnico Alexandre Mendes deve apostar em Léo Pereira na ponta direita do Grêmio para o confronto contra o Juventude pela sexta rodada do Gauchão. Há pouco menos de um ano no clube, o atacante de 20 anos chegou ao Grêmio em meio a pandemia de coronavírus para reforçar o time de transição, treinado por Thiago Gomes.
Com a dispensa de alguns atletas e a ascensão de outros, caso de Gui Azevedo, o Tricolor foi ao mercado em busca de um jogador que pudesse atuar pela beirada do campo e encontrou.
Destaque do Corinthians no Brasileirão sub-20 e na Copa RS de 2019, Léo não permaneceu na equipe paulista por dificuldades financeiras do Timão, que não conseguiu exercer sua opção de compra ao término do contrato de empréstimo. Com o retorno do jogador ao Ituano, o Grêmio aproveitou a necessidade para buscar o garoto.
— Ano passado, com a questão do covid, com a diminuição dos grupos, acabou que a base dispensou alguns atletas. No retorno, a gente viu carências na transição, fizemos uma avalição no CDD e nos apontaram o Léo Pereira, pelo destaque no Corinthians, que estava sendo devolvido ao Ituano. Veio todo o relatório das características e o valor que seria necessário desembolsar. Em um primeiro momento, o Ituano só queria vender, mas conseguimos negociar. Compramos 10% por R$ 100 mil e temos o direito de comprar 60% do jogador por R$ 600 mil até o término do contrato no dia 31 de dezembro — conta Kevin Krieger, diretor da equipe de transição do Grêmio.
Com boas credenciais da época do Corinthians, Léo desembarcou em Porto Alegre para a disputa do Brasileirão de Aspirantes, mas o Tricolor acabou caindo antes da fase final da competição. Apesar disso, seguiu recebendo elogios internamente, o que fez com que recebesse a chance de participar deste início de Gauchão. Ele é considerado um jogador inteligente, que consegue atacar e também defender.
— O que chama atenção, não só quando trouxemos, mas agora que observamos também mais de perto, é que ele é um extrema com uma capacidade muito boa, tem inteligência tática, cumpre todas as funções no campo, chega muito bem no terço final, tem bom cruzamento, volta e meia consegue fazer assistências. Algumas coisas ainda precisam melhorar, como a finalização, mas temos trabalhado bastante e ele também — completa o dirigente tricolor.