O Grêmio perdeu o 100% de aproveitamento no Gauchão. Na noite desta segunda-feira (22), o Tricolor empatou por 1 a 1 com o São José, no Passo D'Areia, em partida atrasada da terceira rodada. O resultado não foi de todo ruim, já que o Zequinha saiu na frente no começo do segundo tempo com gol de Luiz Eduardo em lance que teve falhas do zagueiro Rodrigues e do goleiro Brenno. O empate gremista veio com o garoto Pedro Lucas, que aproveitou uma bela jogada de Ferreira para marcar o seu primeiro gol como profissional.
— Eu tenho o sonho de jogar no profissional do Grêmio desde que cheguei com 12 anos. Foi especial fazer o primeiro gol. Pela adversidade do campo, acabou sendo um bom resultado. Temos de focar no próximo jogo — disse Pedro Lucas, de 18 anos, na saída do gramado.
Com o resultado, o Grêmio chegou a 10 pontos e se igualou a Inter, Caxias e São Luiz no topo da tabela do Gauchão.
— Tivemos algumas dificuldades de construção, principalmente no centro do campo, mas no geral a equipe foi muito bem. Acabamos tentando explorar os lançamentos dos zagueiros em virtude do sistema defensivo do São José jogar com linhas muito baixas. Tentamos explorar as inversões de jogo e a velocidade dos extremas — avaliou o auxiliar Alexandre Mendes.
O jogo contra o São José foi o quarto do Grêmio em nove dias. No Passo D’Areia, o atacante Guilherme Azevedo saiu ainda no primeiro tempo com um problema muscular. Questionado sobre a sequência, Mendes afirmou que a ideia é manter o planejamento e voltar a usar a garotada diante do Juventude na quinta-feira (25), na Montanha dos Vinhedos.
— Vamos ver a avaliação do departamento médico. O problema é que não temos muitas opções, dificuldades de ajuste, os jogadores. Acho que vão estar aptos para jogar na quinta-feira. Quem se apresentou hoje, vai passar pelas avaliações. É precoce botar um jogador inativo há 10 dias para jogo decisivo, acho que temos que contar mais com esse grupo que vem jogando — disse praticamente descartando o uso de alguns dos titulares que se reapresentaram nesta segunda-feira no CT Luiz Carvalho.
O vestiário do Grêmio foi dividido entre as avaliações positivas sobre Ferreira e Ruan e a negativa com a expulsão infantil de Léo Chú, que até havia entrado bem na partida. Alexandre Mendes admitiu a possibilidade de uma multa para o garoto que voltou de empréstimo do Ceará.
— O Ferreira é um jogador um pouco mais maduro do que o Léo aqui no Grêmio. Tivemos a ocorrência com o Ferreira (expulso contra o Brasil-Pel), foi punido. O Léo chegou agora, vamos poder direcionar o jogador, se a marcação (do árbitro) foi correta, o atleta vai ser punido. O caminho é esse: direcionar, orientar e punir se houver repetição — apontou Mendes.
Citado pela expulsão contra o Brasil, Ferreira foi elogiado pela atuação nesta noite. Depois de começar o jogo pelo lado esquerdo do ataque, ele deslocado para a direita com a entrada de Léo Chú e manteve o bom desempenho.
— É um jogador que pode atuar pelos dois lados. É um facilitador de jogadas individuais. Ele abre espaço. A vantagem do lado esquerdo é que ele usa bem a perna por dentro. Do outro lado, já não tem a perna esquerda e então cria mais a jogada de fundo para os companheiros que estão na área — pontuou Alexandre Mendes.
Depois do Juventude, na quinta-feira, o Grêmio terá pela frente o Pelotas — jogo ainda não tem data definida, mas deverá ser confirmado para o final de semana — com a volta de Renato Portaluppi para a casamata. A expectativa é de que alguns titulares sejam escalados diante do time da zona Sul, na Arena.