O Grêmio terá o seu jogo mais importante da temporada 2020 em um gramado sintético. Afinal, o piso da Arena do Palmeiras é artificial desde a mudança que ocorreu no estádio há um ano — e o local será o palco da decisão da Copa do Brasil no próximo domingo (7). Mesmo assim, a direção gremista decidiu não fazer nenhum treino em grama sintética como forma de adaptação antes da partida.
O grupo de jogadores viajará para um resort em Atibaia, no interior paulista, na quinta-feira. Lá, trabalhará para a partida de domingo, e o local não tem campo com piso artificial.
O São José colocou o Passo D'Areia à disposição do Grêmio como forma de retribuir a utilização do CT Hélio Dourado, em Eldorado Sul, que por vezes é cedido para que o Zequinha realize treinamentos, mas não houve procura por parte dos gremistas, conforme apurou a reportagem de GZH.
O Grêmio atuou recentemente na Arena do Palmeiras quando enfrentou o time paulista no dia 15 de janeiro, em São Paulo, pelo Brasileirão. No empate, em uma sexta-feira à noite, alguns jogadores e o técnico Renato Portaluppi atribuíram ao piso o mau desempenho da equipe no primeiro tempo.
— A verdade é que é a primeira vez que jogamos neste campo. Sentimos a intensidade que eles sabem como se joga. Dificultou, porque realmente é diferente. Estamos acostumados com outra velocidade de jogo — comentou Diego Souza, na saída de campo.
— Já joguei futebol, tem uma diferença muito grande. O Palmeiras está acostumado a jogar aqui, então os jogadores sentiram um pouco. A primeira vez, sempre sente. Nosso próximo jogo aqui será a final da Copa do Brasil. Não foi só o campo para as nossas dificuldades no primeiro tempo, mas isso atrapalhou também — corroborou o técnico Renato Portaluppi, após o empate.
Para que um estádio possa receber jogos com a grama artificial, é preciso ter uma qualificação, chamada de Fifa Quality PRO, nível exigido pela entidade para a liberação dos jogos profissionais de nível internacional. Esta liberação é renovada a cada ano e, na última quinta-feira, dia 25, o Allianz Parque foi vistoriado e novamente aprovado.