Após encerrar a temporada 2020 no último domingo (7), quando foi derrotado pelo Palmeiras, na decisão da Copa do Brasil, o Grêmio já participa de duas competições de 2021: Gauchão e Libertadores.
Para suportar o ritmo de jogos e viagens, a direção gremista e a comissão técnica optaram por liberar alguns jogadores dos próximos compromissos, contra Esportivo e Ayacucho. Nesta sexta-feira, o clube comunicou que dará um período de 10 dias de folga para 12 atletas.
A relação não contempla nomes como Pedro Geromel, Jean Pyerre, Pepê, Luiz Fernando, Churín e Everton, que estão em recuperação de lesões e seguirão em tratamento.
— Tenho conversado bastante com o presidente, com o (CEO Carlos) Amodeo. Tivemos um ano pegado, pesado, viajando muito. Jogadores são seres humanos. Muitos clubes deram folga para os atletas. Se não der esses dias agora, não tem mais como dar para frente. É o nosso objetivo. Depois, pode ter problema de lesão — alertou o técnico Renato Portaluppi, após a goleada sobre o Ayacucho, pela Libertadores.
Desta forma, o Grêmio definiu que levará 23 jogadores para a próxima partida do Gauchão, contra o Esportivo, no sábado, em Bento Gonçalves. A relação deverá ser praticamente a mesma para a viagem até Quito, no Equador, onde o Tricolor fará o jogo de volta da segunda fase preliminar da Libertadores, na próxima terça-feira.
Após os 10 dias de folga, os jogadores gremistas passarão a trabalhar com o novo preparador físico do clube, Reverson Pimentel, que foi contratado do Bragantino.
O retorno aos gramados deverá ocorrer no confronto com o ganhador de Unión Española-CHI e Independiente del Valle-EQU, pela terceira fase da Libertadores. A data da partida está prevista pela Conmebol para o período de 6 a 8 de abril.
Confira a lista dos jogadores que ganharão um período de folga:
Goleiros: Vanderlei e Paulo Victor
Laterais: Victor Ferraz e Diogo Barbosa
Zagueiros: Kannemann, Paulo Miranda e David Braz
Meio-campistas: Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon
Atacantes: Alisson e Diego Souza