A escalação do Grêmio para enfrentar o Esportivo, pelo Gauchão, neste sábado (13), teve um nome anunciado por Renato Portaluppi logo após a goleada de 6 a 1 sobre o Ayacucho-PER, pela Libertadores. Trata-se do goleiro Brenno. O jovem de 21 anos receberá em Bento Gonçalves a primeira do que deverá ser uma sequência de oportunidades para mostrar seu potencial no momento no qual a titularidade do gol é uma das dores de cabeça do treinador gremista.
Depois de ver sua aposta em Paulo Victor fracassar na decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras, Renato voltou a escalar Vanderlei. O antigo titular, no entanto, teve uma atuação insegura na quarta-feira, inclusive com falha no gol do Ayacucho, aumentando as incertezas sobre a posição. Após o jogo, o técnico revelou que não escalou Brenno pelo temor de que o garoto pudesse ser "queimado" em caso de um erro na Libertadores.
— É um jogo de Libertadores, perigoso. Se coloco o Brenno, que é jovem, de um futuro grande aqui, e falha, poderia ficar queimado também. Jogador jovem tem de saber colocar, preparar, lapidar. Já vou dar a resposta. No sábado, quem joga é o Brenno. Hora certa, vem treinando bem, é a chance. Tinha conversado com o Mauri (Lima, preparador de goleiros) para dar uma chance. Levamos bastante fé de que tem futuro aqui no clube — declarou Renato.
Brenno tem três partidas no time profissional do Grêmio. A primeira foi justamente um Gre-Nal válido pelo Gauchão de 2019, que foi disputado por times reservas. Então com 19 anos e 11 meses, ele recebeu uma chance de última hora após os experientes Paulo Victor e Julio César terem sido afetados por uma virose. O garoto esteve em campo contra o Pelotas naquele mesmo Estadual e voltou a enfrentar o clube da zona Sul do Estado na Recopa Gaúcha de 2020. Embora não atue há mais de um ano na equipe principal, o jovem goleiro demonstra tranquilidade com a chance que receberá neste sábado.
— Estou muito feliz com a oportunidade. Venho há quase três anos no grupo profissional do Grêmio e sempre trabalhei por essa chance. Estou muito contente que conseguirei jogar, mas também procuro manter a tranquilidade para continuar fazendo o que sempre fiz aqui. Seguirei trabalhando forte e sem mudar nada por causa disso. Vou procurar treinar como tenho treinado e mantendo a concentração. É tentar colocar tudo isso em prática. Agradeço ao Renato pela oportunidade, que me deixa muito contente — declarou Brenno a GZH.
Preparador de goleiros do Grêmio quando Brenno foi alçado ao grupo profissional em 2018, Rogério Godoy, o Rogerião, destaca a técnica do garoto.
— É um goleiro rápido, muito técnico. Ele tem uma técnica muito semelhante à do Marcelo Grohe. Nos deixa contente um goleiro criado dentro do Grêmio com essa técnica toda. Claro que o amadurecimento dele tem de ser por etapas, mas fico muito feliz por essa oportunidade que está recebendo — avaliou o profissional que atualmente trabalha no Palmeiras.
Mirando os ídolos
Brenno é natural de Sorocaba, no interior paulista, e chegou ao Grêmio após a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Com apenas 16 anos, ele era titular do Desportivo Brasil no torneio para atletas de até 20 anos e fez uma boa atuação apesar da derrota do seu time por 2 a 1 para o Tricolor, que contava com o meia Jean Pyerre.
O garoto tentará agora dar seguimento a uma tradição do Grêmio. Desde 1994, as grandes conquistas do Tricolor tiveram a meta defendida por goleiros formados na base do clube. Danrlei foi campeão da Libertadores (1995), do Brasileirão (1996), da Recopa Sul-Americana (1996) e tri da Copa do Brasil (1994, 1997 e 2001). A volta dos títulos importantes em 2016 se deu com defesas decisivas de Marcelo Grohe na Copa do Brasil. Na sequência vieram as taças da Libertadores (2017) e da Recopa Sul-Americana (2018). Danrlei e Grohe são referências para Brenno.
— Pela história parecida de serem goleiros que vieram da base do Grêmio, o Danrlei e o Marcelo são ídolos para mim. São profissionais que tenho como referência e como espelho para seguir os passos deles de conseguir ganhar títulos com essa camisa. Quero começar pensando em cada passo para e, se Deus quiser, chegar ao patamar que eles têm no clube — almeja.
A contratação de um goleiro está no planejamento do Grêmio, que encontrou resistência do Corinthians no desejo por Cássio. Enquanto a direção busca alternativas no mercado, Brenno tentará mostrar que está pronto para dar sequência à história de goleiros da base no Tricolor.