Independente do resultado da decisão da Copa do Brasil, o Grêmio já trabalha a temporada 2021 e uma reformulação interna começa a ser preparada pela direção. A permanência de Renato Portaluppi faz parte desse processo, porque o entendimento dos dirigentes é de que "apenas um treinador forte, com comando" pode ser capaz de liderar as trocas que serão feitas.
Ao anunciar a renovação de contrato de Renato, o presidente Romildo Bolzan Junior sinalizou com o ""aprimoramento de processos", que passará por mudanças na estrutura do vestiário gremista. Preparação física, direção executiva de futebol e reformulação do elenco estão nesses pilares estabelecidos pelo mandatário tricolor. O jogo contra o Palmeiras, por exemplo, deverá ser o último de Márcio Meira no comando das atividades físicas do clube.
O aproveitamento de jovens será maior ao longo de 2021. Essa foi uma das questões discutidas no processo que garantiu a presença do treinador até dezembro deste ano. A pedido da direção, o processo será um pouco mais rápido a fim de garantir ao clube visibilidade para futuras vendas e a manutenção de sua saúde financeira. Nos últimos anos, o Grêmio vendeu Arthur para o Barcelona, Everton para o Benfica e Pepê para o Porto.
As presenças de jogadores como o goleiro Adriel, os laterais Vanderson e Guilherme Guedes, o zagueiro Ruan, o volante Lucas Araújo e o atacante Guiherme Azevedo no grupo que está em São Paulo para a decisão da Copa do Brasil já é uma sinalização do que deverá ocorrer, especialmente a partir dos jogos do Gauchão.
Convicto de que não deveria mudar o comando do vestiário, o presidente Romildo Bolzan Junior tentou antecipar a permanência do treinador, quando foi realizado o sorteio de mando de campo das finais da Copa do Brasil, no Rio de Janeiro e nem mesmo o assédio do Atlético-MG, que acabou de anunciar Cuca como seu novo técnico, e que fez uma investida pesada para levar Renato Portaluppi para a Cidade do Galo chegou a assustar o contexto gremista. A oferta dos mineiros girou na casa de R$ 1,5 milhão mensais, mas com a exigência de que ele assinasse antes do término da Copa do Brasil, o que foi um dos fatores que não deixaram a questão evoluir.
Com um grupo de jogadores que precisa ser reforçado e com peças-chave "envelhecendo", casos de Maicon e Pedro Geromel, o Grêmio irá ao mercado e buscará até quatro jogadores em condição de titularidade, começando mais uma vez pelo gol.
Após a saída de Julio César, a aposta recai em Brenno e Adriel para compor grupo. Paulo Victor deve ficar e Vanderlei, se tiver proposta, poderá deixar o clube. Aliás, o ex-titular teve como gota d'água para sua saída do time o gol de Abel Hernández no Gre-Nal do Brasileirão. Nas avaliações internas, a bola cabeceada pelo atacante uruguaio poderia ter sido interceptada pelo camisa 27, após o cruzamento de Victor Cuesta.
Ter escalado David Braz no lugar de Kannemann no jogo que culminou com a eliminação gremista na Libertadores foi um dos erros de avaliação cometidos por Renato na temporada, de acordo com impressões internas. Mesmo assim, os créditos do treinador são imensamente maiores e por isso ele segue a parceria estabelecida com o presidente Romildo Bolzan Junior desde setembro de 2016.
Portanto, hexacampeão ou não da Copa do Brasil, a semana que começará trará as primeiras novidades de 2021 para o torcedor do Grêmio. No campo, goleiro, zagueiro, volante, meia e atacante estão no radar gremista para o ano futebolístico de 2021, que oficialmente terá início nesta segunda-feira (8).