Depois dos dois gols marcados contra o Botafogo na rodada do meio da semana passada, o volante Matheus Henrique conseguiu ultrapassar Pepê e enfim chegou à vice-liderança do SuperDupla do Grêmio. Essa foi a única mudança no top 5 gremista, que segue liderado pelo goleiro Vanderlei.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Vanderlei: 660,5 pontos
Pela 21ª semana seguida, o goleiro permanece na liderança. Mesmo tendo sido poupado contra o Botafogo, Vanderlei ainda conta com uma boa diferença para o segundo colocado, ainda que ela tenha caído para 90,3 pontos. São 33 defesas difíceis e 82 simples na temporada.
Matheus Henrique: 570,2 pontos
Os dois gols marcados contra o Botafogo e a boa atuação na partida fizeram Matheus Henrique ultrapassar Pepê na segunda colocação do ranking gremista. O volante continua sendo o maior passador do elenco (2.064).
Pepê: 561,4 pontos
Como passou em branco nas duas últimas rodadas (contra Botafogo e São Paulo) e não conseguiu repetir a boa atuação da partida contra o Santos, o atacante gremista viu o companheiro Matheus Henrique tomar de si a segunda colocação. Pepê é o jogador de frente com mais passes certos (1.012) e quem mais dá assistências para finalização (48).
Diego Souza: 516,8 pontos
Mesmo com o gol marcado contra o São Paulo, o goleador gremista na temporada não consegue sair da quarta colocação no ranking. Ele é o atacante que mais finaliza no elenco (42).
Lucas Silva: 494,8 pontos
Um dos jogadores que mais atuaram na temporada, o volante se destaca por ser o atleta que mais desarma (57) e mais finaliza a gol (19), comparando com atletas da mesma posição.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9