O Grêmio voltou a vencer na Arena depois de quatro partidas. Com o resultado de 1 a 0 sobre o Athletico-PR neste domingo (21) pela 37ª rodada do Brasileirão, o Tricolor se garantiu pela sexta vez consecutiva na Libertadores. A equipe de Renato Portaluppi é sexta colocada, com 59 pontos, dois a menos que o Fluminense, quinto colocado.
O treinador reconheceu que o time fez um primeiro tempo abaixo do esperado, mas afirmou que ficou feliz por ter alcançado o objetivo de se classificar para a competição sul-americana de 2021.
— O mais importante desta partida foi conseguir a classificação, o objetivo era esse. Agora, temos a chance de entrar de forma direta, mas carimbamos nosso passaporte. Quanto ao jogo, não gostei do primeira etapa, aceitamos muito a maneira de jogar da equipe do Athletico. Procurei mudar três peças no intervalo, coisa que não costumo fazer. Melhoramos, o importante foi o gol que o Thaciano fez — disse.
Em relação à derrota para o São Paulo na última rodada, o treinador fez seis mudanças na equipe que iniciou a partida. Alguns foram poupados devido a problemas musculares, outros saíram da equipe para que Renato fizesse testes na escalação.
— Eu tenho um grupo, ninguém é titular, não existe cláusula para escalar. Vou pelo desempenho, quem se escala é o jogador. Sou um cara sincero, não tenho porque esconder. Temos mais uma partida na quinta e depois temos as duas finais da Copa do Brasil. Estou dando oportunidades, depende do atleta agarrar ou não — completou.
Dois dos jogadores que não puderam atuar no fim da tarde deste domingo foram Maicon e Matheus Henrique, que acabaram sentindo problemas musculares e desfalcaram o Tricolor.
— Eles reclamaram de dores, fizemos exames e, conversando com o departamento médico, preferimos poupá-los. Poderíamos colocar os dois e perder eles. Era um risco muito grande para a gente correr — completou.
O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira (25) contra o Bragantino, em Bragança Paulista, às 21h30min, pela última rodada do Brasileirão. As finais da Copa do Brasil serão nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.