Não teve brilho tampouco entusiasmo, mas a vitória do Grêmio sobre o Athletico-PR garante o clube na Libertadores 2021, pelo menos na etapa preliminar. O Tricolor ainda pode conseguir uma vaga direta via Brasileirão, mas o foco maior está na final da Copa do Brasil.
O Grêmio é um dos brasileiros com mais participações na história da Libertadores, empatado com São Paulo e Palmeiras, todos eles com 21. Além disso, o Tricolor encontra-se em um recorde próprio ao se classificar pelo sexto ano seguido à competição.
O recorde de classificações consecutivas de um clube brasileiro pertence ao São Paulo, que marcou presença na Libertadores de 2004 a 2010. Depois aparecem Grêmio e Palmeiras, que vêm confirmando a vaga nas últimas seis temporadas.
Para garantir um lugar direto via Brasileirão, o Grêmio precisa vencer o Bragantino fora de casa e torcer por derrota do Fluminense para o Fortaleza. Se não for campeão da Copa do Brasil, o Tricolor vai para a chamada "Pré-Libertadores", tendo o Ayacucho, do Peru, seu adversário no primeiro mata-mata. A primeira partida seria no dia 10 de março, na Arena, e o jogo da volta, no dia 17, em solo peruano.
Clubes brasileiros com mais participações em Libertadores
- Grêmio, Palmeiras e São Paulo - 21
- Flamengo e Cruzeiro - 17
- Santos 16
- Corinthians - 15
- Inter - 14
- Atlético-MG - 11