A confirmação da venda de Pepê para o Porto garante a entrada de pouco mais de R$ 69 milhões nos cofres do Grêmio, mas também abrirá uma vaga no lado esquerdo do ataque a partir de julho. O clube, no entanto, adota cautela ao projetar a ida ao mercado para buscar um substituto. Pelo menos externamente, o discurso é de valorizar as opções do atual elenco antes de decidir por uma contratação.
Em contato com GZH, o presidente Romildo Bolzan Jr. ressaltou que a prioridade do Grêmio no momento está nas questões de dentro de campo na reta final do Brasileirão e a decisão da Copa do Brasil diante do Palmeiras. Como Pepê irá se apresentar ao clube português apenas em julho, o Tricolor entende que tem tempo para definir sobre a necessidade de um retorço para o ataque.
— O Grêmio tem o Guilherme Azevedo, o Ferreira,o Luiz Fernando, o Everton. O próprio Pinares pode jogar por ali dependendo do esquema. Por ora é isso, dependendo, até o mês de julho podemos avaliar. O Grêmio vai contar com todos os jogadores que tem no plantel e depois irá avaliar — declarou Romildo.
Além dos jogadores citados pelo presidente, o elenco terá o acréscimo de Léo Chú, que fez um bom Brasileirão pelo Ceará e retornará à Arena. Elias, destaque do time sub-20 na última Copa São Paulo de Futebol Júnior, também será opção no grupo principal para a próxima temporada, que começa logo após a decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras.