Prestes a começar mais uma temporada, o Grêmio não deverá contar nos primeiros meses de 2021 com Leonardo Gomes. O lateral-direito, que sofreu ruptura nos ligamentos do joelho direito em setembro de 2019, levará de dois a três meses, segundo o clube, para voltar a atuar. Com isso, a projeção de contar com o atleta na disputa do Gauchão está praticamente descartada.
A lesão foi detectada após a eliminação gremista na Copa do Brasil de 2019 para o Athletico-PR. Inicialmente, a previsão do retorno do então titular da lateral direita era de nove meses. Porém, uma nova lesão foi diagnosticada e o tempo de parada foi estendido. Já são 17 meses de recuperação sem o jogador à disposição.
De acordo com a projeção interna dos médicos, Leonardo está recuperado clinicamente, mas precisa restabelecer o equilíbrio muscular para evitar lesões. O motivo do reforço específico se deve ao longo período de inatividade.
A tendência é que o lateral seja recolocado no time apenas nas futuras competições que a equipe participar no decorrer da temporada de 2021. Victor Ferraz, Vanderson e Felipe Albuquerque, que disputou a Série B pelo Brasil-PEL, devem compor o plantel nos primeiros jogos do ano.
Desde 2018 no clube, Leonardo Gomes tem 58 partidas disputadas e cinco gols marcados, inclusive, em clássico Gre-Nal de 2019 e contra o River Plate, pela Libertadores, no ano de sua contratação. O atual vínculo entre as partes está previsto até 31 de dezembro, mas a direção deve procurá-lo para estender o contrato nas próximas semanas por apostar em seu rendimento e recuperação total.