O Grêmio apresentou nesta semana uma proposta ao técnico Renato Portaluppi para renovar o seu contrato por mais um ano. O grande obstáculo é o interesse do Atlético-MG, que está prestes a fazer uma forte investida pelo treinador. Nas tratativas, a direção gremista estabeleceu um limite financeiro e garantiu que não tem condições de elevar a oferta e nem de entrar em leilão com outros clubes.
Na última reunião entre as partes, nesta quarta-feira (24), estiveram presentes o presidente Romildo Bolzan, o CEO Carlos Amodeo e o próprio Renato. Na sequência, a proposta foi encaminhada ao procurador do treinador, Gerson Oldenburg. A ideia da direção gremista é dar um reajuste ao comandante, mas sem ultrapassar o limite orçamentário projetado para a próxima temporada.
O Atlético-MG deve apresentar nos próximos dias uma proposta tentadora a Renato. Já há conversas entre o clube mineiro e o estafe do técnico. Se a oferta do Galo for superior, o Grêmio já definiu que não entrará em leilão. Nesta hipótese, ou o treinador aceita as condições do Tricolor, ou então deixará a Arena após quatro anos e meio de trabalho e sete títulos conquistados.
Nos bastidores do clube, a possibilidade de saída de Renato é considerada real. Após a derrota para o São Paulo, no dia 13 de fevereiro, o treinador reivindicou publicamente um maior investimento em contratações por parte da direção, algo que ele não terá no Grêmio, pela política orçamentária do clube, e que terá no Atlético-MG, se chegar a um acordo com os mineiros. Afinal, o Galo vem sendo turbinado nos últimos meses pelo aporte de empresários.
— No futebol, você tem que ter jogadores diferenciados, que podem decidir e que cheguem para ser campeões. Temos um grupo muito bom, toda hora chegamos, mas não vamos ganhar todas. Essas coisas têm que colocar na balança. Investiu, pode cobrar bastante. Não investiu, pode cobrar, mas tem tempo, prazo, até um certo ponto para se cobrar. Isso vocês também tem que pensar. Todo mundo quer chegar em todas, mas muitos investem. Para chegar, tem que investir. Se não chegar, a cobrança não pode ser tão grande — declarou o técnico.
Renato ficou de responder à proposta do Grêmio nos próximos dias. A direção tricolor pretende definir a situação o quanto antes, pois terá pouco tempo para encontrar um substituto caso não renove com o atual treinador. Afinal, a temporada 2021 terá início logo após a segunda partida da final da Copa do Brasil, marcada para o dia 7 de março.
Se o técnico não permanecer, o clube só deve comunicar oficialmente a saída do comandante após a decisão contra o Palmeiras, para não atrapalhar o foco da equipe na briga pelo título. Nesta hipótese, Tiago Nunes, ex-Athletico-PR e Corinthians, surge como nome mais cotado.