Indiretamente, o Grêmio esteve representado na final do Mundial de Clubes do Catar. Após a final desta quinta-feira (11), a vitória de 1 a 0 do Bayern de Munique sobre o Tigres, dois jogadores revelados nas categorias de base do Tricolor posaram juntos para uma foto.
A imagem foi publicada no Instagram do volante Rafael Carioca, que defende o time mexicano. Ao seu lado, o meia-atacante Douglas Costa, que ingressou no segundo tempo da partida, pelo time alemão.
O registro foi feito no vestiário do Estádio da Cidade da Educação, em Doha, quando os jogadores já haviam trocado as camisas: "Desde de 2006... Lutamos e conseguimos vencer, irmão!! Te amo, mlk (sic)", escreveu o volante, que foi titular desde o início da partida.
Os dois foram revelados como atletas profissionais na mesma temporada, em 2008, quando o Grêmio foi vice-campeão brasileiro. Titular da equipe comandada por Celso Roth, Rafael Carioca deixou o clube ao final daquele ano, vendido ao Spartak Moscou-RUS. Depois, ainda jogou em Vasco e Atlético-MG, até desembarcar no México, em 2017.
Já Douglas Costa, que é um ano mais novo (30 anos de idade), trocou o Brasil pela Ucrânia no início de 2009, negociado com o Shakhtar Donetsk-UCR. Em outubro do ano passado, retornou à Alemanha, onde já havia atuado de 2015 a 2018. Antes, estava na Juventus.