O Grêmio terá um reforço caseiro para encarar o São Paulo, no próximo domingo (14), às 20h30min, na Arena, em Porto Alegre. Depois de ter permanecido na Capital como forma de punição pela recusa em entrar nos momentos finais contra o Santos, o chileno César Pinares integrará a delegação para o compromisso diante do adversário direto por uma vaga à fase de grupos da Libertadores 2021. A decisão já foi tomada pela comissão técnica.
Desde a última sexta-feira (5), quando Renato Portaluppi e seus auxiliares entenderam que o meia deveria ser punido pela ausência de disposição para tentar ajudar o time em campo, também ficou previamente acertado que o atleta trabalharia visando ao confronto contra o Tricolor paulista. Desta forma, ele trabalhou no CT Luiz Carvalho mesmo com os principais companheiros concentrados no Rio de Janeiro para ganhar do Botafogo, por 5 a 2, na última segunda.
Além de orientações específicas, o meia também recebeu uma multa que se aproxima a 5% dos seus vencimentos mensais. O valor foi estabelecido em decisão colegiada de dirigentes, comissão técnica e lideranças do elenco. De acordo com o vice-presidente de futebol, Paulo Luz, o tema já foi superado internamente.
Pelo rendimento recente de Jean Pyerre, não há qualquer possibilidade neste momento de o camisa 21 assumir a titularidade pelo critério técnico. Porém, dependendo do andamento da partida, poderá ser utilizado com maior frequência.
Contratado no último mês de novembro, Pinares tem contrato assinado com o Grêmio até o final de 2022. Foram 14 utilizações até o momento — quatro como titular — e apenas um gol marcado. O clube gaúcho desembolsou U$S 1,5 milhão por 80% dos direitos econômicos do armador.