O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (6), na Arena, pela 28ª rodada do Brasileirão. O primeiro gol da partida foi marcado pelo lateral-direito Vanderson, 19 anos. Porém, o garoto precisou ser substituído aos 22 minutos do segundo tempo com câimbras, o que incomodou o técnico Renato Portaluppi.
— O Vanderson tem recebido oportunidades, vem treinando bem com a gente e vinha muito bem lá na base. O único problema que temos que ver com Vanderson é por que um garoto dessa idade tem câimbras em todos os jogos. Fica difícil para o treinador ter que segurar sempre um substituição de um jogador de menos de 20 anos por conta de câimbras — disse o treinador após a partida.
Renato afirmou que se informou a respeito dessa situação e o problema do lateral vem desde a base. Até mesmo por isso, reclamou que a situação ainda não foi resolvida.
— Vou falar com o departamento médico, fisiologistas e tentar entender por que esse garoto está tendo câimbras. Procurei me informar e essas câimbras ele já tinha lá embaixo (na base). Já era tempo do pessoal ter visto por que o garoto tem tido câimbras, mas sempre sobra para o profissional. Aqui a gente tem de resolver todos os problemas, mas esse é um problema que já era para ter sido resolvido lá na base — criticou.
O titular da lateral direita gremista, Victor Ferraz ficou de fora da partida ainda para se recuperar de dores musculares. O jogador sentiu nos dois jogos contra o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil, e precisou ser substituído.
A outra opção seria Orejuela, mas o jogador teve o seu contrato encerrado com o Grêmio no final de 2020. O clube gaúcho ainda tenta negociar a contratação do colombiano junto ao Cruzeiro, mas o acordo é considerado difícil. Renato, porém, afirmou que pediu à direção a permanência do jogador:
— Conversei com o presidente sobre o Panita (apelido de Orejuela) e manifestei o interesse de que o Grêmio continuasse com ele, mas parece que as coisas encresparam com o Cruzeiro. Importante é que o Grêmio quer, eu quero, e o próprio jogador quer ficar. Mas agora foge da alçada do treinador. Isso é com o presidente, com a diretoria.
Antigo titular do Grêmio, Léo Gomes ainda se recupera de lesão. O lateral de 24 anos não atua desde setembro de 2019, quando rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito. Depois, durante a recuperação, o atleta teve nova lesão, uma fratura na patela. Por isso, a projeção é de que ele possa voltar a jogar apenas para a próxima temporada, a partir de março.