A derrota de 4 a 2 para o Flamengo na noite desta quinta-feira (28), na Arena, acabou de vez com qualquer esperança do Grêmio de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. A possibilidade agora é apenas matemática com a distância 11 pontos para o líder Inter faltando seis rodadas. Mais que o topo da tabela, a situação também ficou difícil em relação ao G-4.
Na saída do gramado, o volante Matheus Henrique encontrou dificuldade para explicar a atuação da equipe no segundo tempo.
— Acredito (a derrota) que foi mais parte nossa. Fizemos um primeiro tempo muito bom, com volume de jogo e fomos para o intervalo com vantagem no placar. No segundo tempo demos mole, já tínhamos sofrido outros jogos com isso. Não podia deixar acontecer de novo, mas aconteceu. Agora é levantar a cabeça porque domingo temos outro jogo — projetou.
O técnico Renato Portaluppi se mostrou bastante incomodado após o jogo ruim de sua equipe. Em uma entrevista na qual fez críticas a jornalistas, o treinador gremista voltou a reclamar da arbitragem do Gre-Nal 429 e também citou provocação feita por Thiago Galhardo após a vitória do Inter em um vídeo nas redes sociais.
— O Grêmio fez um belíssimo primeiro tempo, dominou todas as ações. Com muita seriedade, precisávamos voltar para o segundo. Infelizmente, o Flamengo logo achou dois gols e isso relaxou nossa equipe — avaliou antes defender o seu time.
— O Grêmio está competindo. Não vai jogar 100% em todos os jogos. O Grêmio vinha brigando no Brasileirão e domingo vocês viram o que aconteceu. Ainda temos a final da Copa do Brasil. Muitos desses times lá da frente estão disputando só o Brasileirão e vacilaram também, o que é uma coisa normal. Você não vai ter só bons resultados no Brasileirão. Hoje (quinta) vacilamos e contra o Flamengo não pode porque eles têm jogadores de muita qualidade — afirmou.
Renato voltou falar sobre a ameaça feita depois do Gre-Nal de usar o time de transição no Brasileirão e afirmou só usou a equipe principal porque foi convencido pelo presidente Romildo Bolzan Jr:
— O presidente me convenceu. Por mim teriam jogado os garotos. Se o Grêmio tivesse vencido o Gre-Nal, com aquele pênalti, estaria na briga pelo Brasileirão. Aquilo me chateou. O presidente me convenceu, eu queria colocar os garotos. Alguns de vocês vão querer esquecer o Gre-Nal de domingo, mas eu vou lembrar. E seria completamente diferente hoje porque estaríamos próximos da liderança.
— Vocês tem de cobrar daquele jogador do Inter, não vou falar quem, vocês sabem, que fez sinal de ''cheirinho'', faltando seis rodadas, e ninguém cobrou dele. Cheirinho de título? Se algum jogador do Grêmio faz isso, cai o mundo — disse sem citar o nome de Galhardo.
Com a derrota para o Flamengo, o Tricolor está a seis pontos do quarto colocado, que agora é o Atlético-MG. Em sexto lugar, o Grêmio tem apenas um ponto de vantagem para o Fluminense, sétimo. O time de Renato Portaluppi voltará a campo no domingo, às 16h, para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira, em jogo no qual Matheus Henrique e Kannemann estão fora por suspensão. Diego Souza, que sentiu dores após marcar o segundo gol gremista em cobrança de falta, virou dúvida.
Outro problema para a a partida pode ser Pepê. O atacante, que negocia sua saída para o Porto, não ficou nem no banco de reservas nessa quinta-feira. O técnico Renato Portaluppi, no entanto, negou que a decisão tenha tido relação com a negociação e citou que o jogador tem um problema no quadril.
— Temos o problema do Pepê que fez exame e constatou a lesão no quadril. Poupamos ele do jogo. O Churín tem dores musculares. O Diego é excesso de jogos. Muitos jogos e viagens, isso é desgastante. Tem de esperar 24 horas para fazer o exame — finalizou.