Concentrado no Ceará desde o final da tarde da última sexta-feira (8), o Grêmio está focado no confronto desta noite (9) diante do Fortaleza, na Arena Castelão, às 21h. Uma vitória poderá recolocar a equipe de Renato Portaluppi de vez dentro do G4 e diminuir a diferença para o líder do Brasileirão. Por isso, apesar das preservações de titulares, a meta é retornar a Porto Alegre com os três pontos na bagagem.
A preparação para o duelo se iniciou ainda na quinta-feira (7), quando a reclusão dos jogadores começou na capital gaúcha. O treinamento final antes da viagem, já na manhã de sexta, encaminhou o time sem seis titulares.
Quatro ausências foram confirmadas para evitar desgaste. Vanderlei e Diego Souza estão fora pela idade avançada e maior chance de lesões. Kannemann e Jean Pyerre não foram relacionados pelo histórico recente de lesões e para evitar qualquer problema complementar antes de outras partidas decisivas. Além deles, os experientes Geromel e Maicon estão em fase final de recuperação muscular.
Todos os demais titulares devem aparecer na equipe inicial de Renato Portaluppi, que conta com os retornos de Victor Ferraz e David Braz, liberados pelo departamento fisiológico. Ambos também começam para agregar experiência no time.
No entendimento dos dirigentes e comissão técnica, o Grêmio, caso vença o Fortaleza neste final de semana, deverá ingressar no G4 do Campeonato Brasileiro. Para isso, Inter, Atlético-MG ou Flamengo precisam tropeçar.
Outro elemento alimentado nos bastidores é o sonho do título da competição. Apesar da distância para o líder São Paulo, que está com oito pontos de vantagem, mas com uma partida a mais, a direção acredita ser possível buscar algo a mais no torneio nas dez rodadas finais.
O foco é tão grande entre os atletas que o jovem Vanderson, um dos destaques gremistas em 2020, prefere não enaltecer as recentes boas atuações para focar na vitória.
– Buscar três pontos - disse na chegada a Fortaleza.
O dia na capital cearense amanheceu parcialmente nublado e antes das 8h caiu uma leve chuva, mas logo o tempo se firmou mais uma vez. A previsão é que durante a tarde a temperatura chegue a 31°. Nas primeiras horas do dia, muitos turistas e moradores da cidade aproveitaram a orla para exercícios. Dois torcedores utilizavam camisas do Grêmio para correr. Não há registro de qualquer perturbação ou problema durante a madrugada, já que o clima da cidade não é voltado ao confronto entre os tricolores.