Sexto colocado do Brasileirão, com 51 pontos, o Grêmio está a oito do líder do Inter, que tem um jogo a mais. Mas apesar da distância e da dificuldade de se firmar entre os quatro primeiros, por exemplo, em todo o campeonato, a comissão técnica e direção mantêm o discurso de ainda ser possível sonhar com a conquista que não vem desde 1996.
Para tirar essa diferença, será necessário que o Tricolor vença os confrontos diretos contra os rivais que estão à sua frente na tabela e ainda torcer para que eles percam pontos em outros jogos. Por ter muitos empates, 15 em 30 partidas, não basta ao time de Renato Portaluppi igualar a pontuação dos concorrentes e, sim somar mais que todos eles, já que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.
Uma velha máxima diz que em campeonatos de pontos corridos se ganha o máximo possível contra os que estão na segunda página da tabela e, ao menos, se troca pontos com os concorrentes. Porém, aqui está um dos problemas do Grêmio no atual Brasileirão. Nos sete jogos disputados até agora contra os adversários que estão à sua frente na classificação, os gremistas empataram seis e perderam um, sendo o único entre os seis primeiros colocados que não venceu nenhum confronto deste grupo.
O aproveitamento tricolor no "campeonato do G-6" é de apenas 28,5%. Para melhorar este retrospecto restam o Gre-Nal do próximo domingo (24), no Beira-Rio, e os enfrentamentos contra Flamengo e São Paulo, ambos na Arena.
Confira os resultados do Grêmio contra times do G-6:
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Palmeiras
Atlético-MG 3 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Inter
São Paulo 0 x 0 Grêmio
Palmeiras 1 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Atlético-MG
Jogos que restam para o Grêmio contra times do G-6:
24/01 - Inter x Grêmio
28/01 - Grêmio x Flamengo
a definir - Grêmio x São Paulo
Confira a classificação nos confrontos entre todos os times do G-6:
1º - Atlético-MG 14 - 4 vitórias
2º - Inter 14 - 3 vitórias
3º - São Paulo 11
4º - Palmeiras 7
5º - Flamengo 6 - 1 vitória
6º - Grêmio 6 - 0 vitória