O Grêmio que chega para o Gre-Nal 429 vindo de três empates no Brasileirão tem no comando do seu ataque a esperança para reencontrar o caminho das vitórias e seguir na briga pelo título. A boa temporada e o histórico em clássicos dão motivos para a torcida gremista confiar em Diego Souza. O artilheiro do time de Renato Portaluppi irá ao Beira-Rio no próximo domingo (24), às 16h, defender sua invencibilidade em jogos contra o Inter vestindo a camisa tricolor.
O Gre-Nal 429 será o nono de Diego Souza. Ele conquistou seis vitórias e saiu de campo com dois empates em seus oito clássicos anteriores. Palco da partida deste domingo, o Beira-Rio foi onde o agora centroavante mais brilhou e marcou seus dois gols no maior jogo do futebol gaúcho. Em 2007, anotou o segundo da vitória do Grêmio por 2 a 0 pelo Brasileirão. Em fevereiro do ano passado foi o responsável pelo triunfo de 1 a 0 pela semifinal do primeiro turno do Gauchão. Também em 2020 deu suas duas assistências para gols de Maicon e Pepê, ambos na Arena.
Centroavante do Grêmio nos anos 1990, Nildo reforça sua confiança de que Diego Souza pode ser decisivo novamente no domingo. Ele reconhece que o time de Renato tem tido dificuldades de criação nos últimos jogos, mas acredita na superação no clássico.
— O Diego Souza é um ponto positivo. Ele vem se transformando ao longo dessa passagem pelo Grêmio. É um pivô, que também se movimenta e tem facilidade para chutar com as duas pernas na área, além do cabeceio. Ele está confiante, então vai pedir a bola toda hora e o Grêmio precisa aproveitar. O Victor Ferraz, principalmente, tem um bom cruzamento. Tem de aproveitar isso. Chegar na linha de fundo e cruzar porque o Diego Souza vai cabecear — analisa.
Nildo também viveu bons momentos em Gre-Nais. Ele anotou gols nos dois jogos da final do Gauchão de 1995 que ficou marcado pelo título do time gremista apelidado de "Banguzinho". O ex-centroavante lembra dos duelos com Argel e acredita que os atuais zagueiros do Inter já entram em campo preocupados com Diego Souza em razão do sucesso do camisa 29 gremista em clássicos.
— Pode ter certeza de que os zagueiros do Inter estão preocupados porque sabem da qualidade do Diego Souza. Eles sabem que o Diego não vai pipocar se eles chegarem forte. Na minha época, o Argel gostava de intimidar, mas eu não pipocava. Falava: "Vai dar, vai levar de volta". E isso ajuda. Afeta o mental do zagueiro que vai marcar um centroavante que tem boa performance, que fez gol e deu assistência em Gre-Nal.Na mesma medida que o Diego tem a empolgação, eles têm de preocupação. Isso pode levar o adversário a ficar ansioso, a tomar a decisão errada — observa.
Artilheiro gremista na temporada, com 24 gols em 47 jogos, Diego Souza vem sendo o único titular do setor ofensivo a escapar das críticas pelo desempenho do Grêmio nos últimos jogos. Mesmo que Alisson, Jean Pyerre e até Pepê tenham tido queda no nível das suas atuações, o centroavante tem mantido seu faro artilheiro. Ele balançou as redes quatro vezes em suas últimas cinco partidas no Brasileirão. Foi de Diego Souza também o gol que garantiu a classificação gremista para a final da Copa do Brasil no confronto de semifinal com o São Paulo. A torcida tricolor espera que o camisa 29 possa voltar a balançar as redes no Beira-Rio no Gre-Nal 429.
Diego Souza em Gre-Nal
- 8 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- 0 derrotas
- 2 gols marcados
- 2 assistências
Diego Souza na temporada 2020
- 47 jogos (3.225 minutos)
- 24 gols
- 8 assistências