O recorde que Renato Portaluppi atingiu na partida de segunda-feira (30), diante do Goiás, foi celebrado com mais três pontos no Brasileirão. O Grêmio venceu a partida atrasada da sexta rodada contra o lanterna da competição por 2 a 1, no dia em que o treinador chegou a 384 jogos à frente do time em que também brilhou como jogador, alcançando o topo da lista. O resultado deixa o Tricolor na sétima posição, mas com os mesmos 37 pontos de Inter, Santos e Palmeiras, atrás pelo número de vitórias. Só que ainda tem um jogo atrasado, contra o Flamengo, em casa.
O treinador mostrou-se bastante orgulhoso de sua proeza, que veio acompanhada da 200ª vitória na casamata:
— Fico muito feliz por quebrar mais essa marca, agradeço ao presidente Romildo, ao doutor (Adalberto) Preis (ex-dirigente) que fez o convite há quatro anos. Espero seguir quebrando novas marcas nos próximos três meses. Estou duplamente feliz porque ganhamos, somamos mais três pontos em busca do campeonato. Fico feliz por ter superado dois grandes treinadores, como Foguinho e Felipão, 384 jogos e muitas vitórias. Às vezes você trabalha no clube muitos anos e não conquista nada. Estamos há bastante tempo e conquistamos.
Renato se emocionou ao responder ao repórter Leonardo Müller, da RBS TV, sobre as memórias da carreira e sua família:
— Tive de sair de casa fugindo do meu pai pela janela para vir ao Grêmio. No meu primeiro ano de jogador, em 1981, perdi meu pai, depois, em 2010 perdi minha mãe, mas tive a força da torcida e da minha mulher e da minha filha e mesmo lá do céu estão vendo o sucesso do filho deles como jogador e como treinador. Trabalho todos os dias para dar orgulho a eles mesmo lá de cima.
Da parte da direção, a homenagem partiu de Paulo Luz:
— Tenho muito orgulho do que ele fez, aqueles dois gols maravilhosos (contra o Hamburgo, em 1983), e agora de ser vice de futebol com Renato Portaluppi como treinador.
Do jogo em si, alguns pontos foram exaltados pelo técnico. A presença de Maicon, novidade na escalação, foi elogiada. Autor do segundo gol, o camisa 8 voltou a ser opção para o meio-campo, já que Darlan e Matheus Henrique deve permanecer como titular. Renato voltou a lembrar que o Grêmio, assim como o Palmeiras, está em três competições (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), e que rodar os jogadores será importante para seguir em boas campanhas em todas.
— Estamos em uma boa sequência, o professor dá segurança para fazermos o que estamos tentando. Seguimos almejando títulos — declarou Maicon.
Do meio-campo ainda, Jean Pyerre também foi elogiado:
— Jean é diferenciado, qualquer atacante gosta de jogar com ele. Uma pena não ter um na minha época, mas fico feliz de pegar como treinador. Ele amadureceu muito também fora de campo, profissionalmente. Pode ir para a Europa, para a Seleção. Espero que continue nesse ritmo porque vai ser muito importante para a gente.
Na quinta-feira (3), o time recebe o Guaraní-PAR pela volta das oitavas de final da Libertadores. A partida de ida, vale lembrar, foi 2 a 0 para os gaúchos. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será no domingo, contra o Vasco, também na Arena. Chance para aumentar ainda mais a sequência invicta.