Apesar de nunca ter vencido a Copa do Brasil, o São Paulo entra em campo nesta quarta-feira (30), contra o Grêmio, sem a mesma pressão das eliminações traumáticas de 2020, como a queda na fase de grupos da Libertadores e as derrotas para Mirassol e Lanús, no Paulistão e na Copa Sul-Americana. De acordo com a imprensa paulista, a liderança com folga no Brasileirão dá tranquilidade para o time de Fernando Diniz.
Em sua coluna na edição do jornal Agora, o jornalista Vítor Guedes, o Vitão, escreve que "São Paulo, Palmeiras e América-MG querem (o título da Copa do Brasil), mas a obrigação é do Grêmio".
"A folga aberta no Campeonato Brasileiro conferiu um grande favoritismo são-paulino na competição e diminui a pressão. Caso a vaga não venha, desde que não aconteça uma derrota vergonhosa, a torcida tricolor não deve relembrar o vexame contra o Mirassol e as eliminações na primeira fase da Libertadores e na Sul-Americana. Já ao Grêmio, humilhado pelo Santos na Libertadores e sem chances de disputar o título no Brasileiro, a Copa do Brasil é a única tábua de salvação", publica o colunista.
Já o repórter do Grupo Globo André Hernan destaca o otimismo da torcida são-paulina e também reforça que o bom momento da equipe do Morumbi no Brasileirão diminui a pressão por uma classificação contra o Tricolor gaúcho.
— Uma eliminação para o Grêmio não seria o fim do mundo para o São Paulo. Mas há bastante confiança pela boa fase do time — relata.
O ex-jogador Tostão, por sua vez, em sua coluna na Folha de S. Paulo, elogia o modelo de jogo de Fernando Diniz, mas considera que Grêmio e São Paulo, por motivos diferentes, estão em pé de igualdade para a decisão.
"Não há favorito entre São Paulo e Grêmio. O time gaúcho tem a vantagem de um gol, mas o São Paulo tem atuado melhor, além de jogar em casa. O São Paulo, por recuperar rapidamente a bola e por ter um time compacto, que troca muitos passes curtos, se desgasta menos do que as outras equipes, uma das razões de o técnico Fernando Diniz, assim como acontecia com Jorge Jesus, no Flamengo, não precisar poupar jogadores", escreve Tostão.
São Paulo e Grêmio se enfrentam nesta quarta (30), às 21h30min. Como o time gremista venceu o jogo de ida, em Porto Alegre, por 1 a 0, os são-paulinos precisam vencer por dois gols de diferença para obter a classificação. Uma vitória do time da casa por um gol levará a decisão por pênaltis. Não há critério do gol marcado fora de casa.