Após derrotar o Sport Recife por 3 a 1, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Grêmio garantiu presença nas quartas de final do Brasileirão sub-20. O resultado foi o quinto de vitórias consecutivas para o Tricolor, que terá o Corinthians pela frente na sequência da competição.
Para o técnico César Lopes, o momento positivo deve ser celebrado, já que além dos resultados, as promessas do clube estão evoluindo. Depois de um início de oscilação, a equipe decolou no torneio.
— Utilizamos mais de 30 jogadores nesta competição. No início é normal oscilamos em desempenho. Conseguimos rodar bastante jogadores. Tínhamos poucos jogadores com protagonismo na sub-20, sete ou oito jogadores titulares são 2002, então é normal acontecer oscilação. Temos paciência, botamos pra jogar. A partir do momento que foram desenvolvendo, fomos avançando. Conseguimos neste ano crescer como grupo — explicou em entrevista a GZH.
Apesar do objetivo de conquistar o Brasileirão sub-20, reforços não serão buscados na equipe de transição para reforçar o plantel. Dentro da filosofia da base gremista, jogadores que ascendem de categoria não são rebaixados.
— É o elenco definitivo, não houve nenhuma descida e vamos manter assim. Desta forma, estará bem mapeado o momento em que eles (atletas) se encontram — detalha Lopes.
Apontados como dois dos principais nomes da última categoria antes da profissionalização internamente, Ricardinho e Pedro Lucas chamam a atenção. Para o treinador ambos possuem qualidades diferenciadas:
— O Pedro é mais conhecido. É um jogador de qualidade, técnica refinada, canhoto, bom passe. Ele evoluiu na intensidade do jogo, entra na área e está marcando gols. Ricardo chegou há pouco tempo. Pode jogar de centroavante e de lado. É muito inteligente dentro da área, tem uma boa leitura, vem fazendo gols a cada partida — avalia.
Os jogos contra o Corinthians estão programados para o dia 29/12, em São Paulo, e 3/1, em Eldorado do Sul. Para seguir com bom nível, os garotos seguem em regime de treinamento em pleno período de festas de final de ano.
— O clube entrou em consenso que seria manter os atletas em treinamento em 24 e 25 já que paramos bastante tempo. Será um momento de tentar recuperar. Os atletas estão cientes disto. Eles se preservaram tentando fugir da covid, conseguimos minimizar esses defeitos, temos um controle muito bom dentro do clube — finaliza.