As semifinais da Copa do Brasil colocarão frente a frente dois dos técnicos mais longevos do futebol nacional: Renato Portaluppi, há mais de quatro anos à frente do Grêmio, e Fernando Diniz, que está prestes a completar 15 meses no São Paulo. Mas, além disso, será um duelo entre amigos.
— A gente sempre se deu bem. Trabalhamos juntos no Fluminense, nos enfrentamos várias vezes e mantemos a amizade. Fico contente que ele esteja fazendo um grande trabalho no São Paulo. Até pouco tempo ele era desacreditado e, agora, o trabalho dele vem sendo bem reconhecido. Fico feliz de enfrentar um amigo — declarou o treinador gremista neste fim de semana.
Os caminhos de Renato e Diniz se cruzaram pela primeira vez em 2002, quando Renato foi contratado para treinar o Fluminense. Na ocasião, Fernando Diniz era meia do elenco carioca, que chegaria à semifinal do Brasileirão daquele ano, sendo eliminado pelo Corinthians.
— A amizade era ótima. Ainda é, até hoje. Era o início da carreira do Renato. E tínhamos uma relação de profissionalismo. O Diniz também, sempre foi um baita profissional. Era muito inteligente, ponderado nas suas colocações. É difícil dizer isso, mas já tinha algumas características para ser um grande treinador — recorda o ex-zagueiro Ricardo Rocha, que foi auxiliar técnico de Renato neste período.
Como treinadores, os dois se enfrentaram apenas quatro vezes, com uma vitória para cada lado e dois empates.
No primeiro embate, Diniz comandava o Athletico-PR, veio à Arena e segurou um 0 a 0 com o Grêmio, tendo um jogador a menos, pela segunda rodada do Brasileirão de 2018.
No segundo encontro, também em Porto Alegre, Diniz já estava no Fluminense. O duelo era válido pela terceira rodada do Brasileirão de 2019, e o Grêmio saiu vencendo por 3 a 0, mas sofreu a virada para 5 a 4, em noite inspirada de Yoni González.
No terceiro confronto, na antepenúltima rodada do campeonato do ano passado, Fernando Diniz já havia assumido o time são-paulino. Novamente na Arena, Renato levou a melhor. Com dois gols de Luciano, o Grêmio venceu por 3 a 0 e carimbou sua classificação para a Libertadores. Por fim, o último encontro aconteceu em outubro deste ano, quando os Tricolores empataram por 0 a 0 no Morumbi.
Agora, nesta semifinal de Copa do Brasil, surge a chance para que os amigos consigam, talvez, desempatar o duelo pessoal.
— Além de amigo, sou fã do Renato. Sempre digo que, para mim, o técnico da Seleção Brasileira, se não fosse o Tite, deveria ser o Renato. Acho que ele evolui a cada ano. Com as entrevistas em que ele elogia o grupo, traz a responsabilidade para si. Isso é o Renato. É um treinador mais daquela coisa de grupo, enquanto o Diniz é mais estudioso. O Diniz mudou muito as suas características. Ele nunca treinou um time com tantos bons jogadores como o São Paulo. Isso ajuda muito. Então, acho que são bons treinadores. O Diniz é de uma turma mais jovem, mas os dois são muito capacitados — avalia Ricardo Rocha.
Confira todos os confrontos entre Renato e Diniz:
- 22/4/2018: Grêmio 0x0 Athletico-PR (2ª rodada do Brasileirão de 2018)
- 5/5/2019: Grêmio 4x5 Fluminense (3ª rodada do Brasileirão de 2019)
Gols: André (G), aos 6min, Everton (G), aos 13min, Jean Pyerre (G), aos 22min, Yoni González (F), aos 39min, Luciano (F), aos 41min do 1ºT, Matheus Ferraz (F), aos 10min, Pedro (F), aos 27min, Kannemann (G), aos 39min e Yoni González (F), aos 47min do 2T. - 1/12/2019: Grêmio 3x0 São Paulo (36ª rodada do Brasileirão)
Gols: Luciano, aos 11min, Alisson, aos 13min, e Luciano, aos 17min do 2ºT. - 17/10/2020: São Paulo 0x0 Grêmio (17ª rodada do Brasileirão)