A força-tarefa montada pelo Grêmio para buscar mais reforços para o restante da temporada está sendo com êxito parcial. César Pinares chegará em Porto Alegre ainda neste final de semana para realizar exames médicos e assinar contrato de até três temporadas com o clube, porém o volante idealizado não deve ser adquirido. Segundo dirigentes, um atleta estrangeiro que está no futebol mexicano foi tentado até os últimos dias, mas a liberação não foi obtida. Desta forma, com o tempo para o fechamento da janela de transferências, a tendência é que um reforço para o setor não seja buscado neste momento.
A intenção do departamento de futebol era concluir as duas transações até o encerramento do período de inscrições de jogadores oriundos de fora do país, a data limite se encerra na segunda (9). Pela dificuldade de localizar um nome qualificado que atenda às solicitações da comissão técnica e também não tenha situação complexa para sua liberação.
O nome que esteve no radar em conversas com os dirigentes é de um atleta sul-americano que joga no futebol mexicano. Não é Rafael Carioca, revelado pelo próprio Grêmio, que estendeu o seu vínculo com o Tigres, e nem o chileno Baeza ou o argentino Kranevitter. Pela possibilidade de nova investida no futuro e relação com o estafe do atleta, a decisão é manter o sigilo para evitar novos empecilhos.
Outros nomes que cheguem apenas para acrescentar números estão descartados já que a qualidade é quesito eliminatório no critério do comitê elaborado pelo clube. Logo, a tendência é que os jogadores do setor atualmente na Arena sejam ainda utilizados sem a chegada de um reforço para a posição.
No plantel, Renato tem à disposição para a abertura do meio-campo: Maicon, Matheus Henrique, Lucas Silva, Darlan e Thaciano. Robinho pode ser recuado na interpretação da comissão técnica em caso de necessidade.