A partida contra o Cuiabá marca o reencontro do Grêmio com o goiano Elmo Alves Resende Cunha, árbitro de vídeo no polêmico empate por 0 a 0 com o São Paulo, no dia 17 de novembro. Na partida desta quarta (11), pela Copa do Brasil, o juiz estará novamente na equipe do VAR, como assistente número 1.
Na ocasião, o Tricolor reclamou de dois pênaltis não marcados, em cima de Pepê e de Pedro Geromel, e também da não expulsão de Daniel Alves e Tchê Tchê, que atingiram Luiz Fernando e Alisson em jogadas ríspidas. O último, por exemplo, teve uma lesão ligamentar em um dos lances e até agora não se recuperou.
Após o jogo no Morumbi, a direção do Grêmio pediu (sem sucesso) a anulação do resultado e também cobrou explicações sobre a escala de arbitragem. Afinal, o responsável original pelo VAR seria o paranaense Rodolpho Toski Marques, que foi substituído por Elmo Alves Resende Cunha após uma reclamação do São Paulo.
Na noite, na Arena Pantanal, será a primeira vez em que Elmo Alves Resende trabalhará em um jogo do Grêmio após as polêmicas.
O árbitro de campo será o paulista Vinícius Gonçalves Dias Araújo, que será auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Daniel Luís Marques. O árbitro principal do VAR será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que será auxiliado por Elmo Alves Resende Cunha e por Fabrício Porfirio de Cunha. A exceção de Elmo, todos os demais são paulistas.