Conforme noticiado na manhã deste domingo (18) por GZH, o Grêmio preparava ações em virtude dos ocorridos no duelo contra o São Paulo, no último sábado (17), no Morumbi, pelo Brasileirão. A direção gremista entende que o clube foi prejudicado pela arbitragem e pedirá explicações à CBF sobre a atuação do árbitro. Em nota no site, o presidente Romildo Bolzan confirmou a intenção de anulação da partida:
— Equívocos, descritérios, erros e a omissão do VAR em lances capitais da partida colocam a arbitragem brasileira sob suspeição — disse Bolzan no comunicado.
Na visão gaúcha, a CBF deverá explicar os motivos de ter acatado o pedido paulista para alteração na escala da arbitragem, além de reproduzir os áudios entre o árbitro de campo, Rafael Traci (FIFA - SC), com o VAR, Elmo Resende Cunha (GO).
São seis decisões criticadas pelos dirigentes do Tricolor: pênalti e expulsão de Reinaldo em Pepê, chegadas fortes e ríspidas de Tchê Tchê e Daniel Alves, respectivamente, em Alisson e Luiz Fernando, pênalti de Reinaldo em Geromel, além dos cartões amarelos por reclamações aos zagueiros gremistas que protestavam pelas injustiças, na consideração do clube, pelos erros.
Procurado por GZH, o responsável atualmente pelo departamento jurídico, Leonardo Lamachia, confirma os movimentos para esclarecimentos sobre os episódios. Em sua rede social, o dirigente também reafirmou o ofício que será encaminhado à entidade que comanda o futebol no Brasil.
A tendência é que nos próximos dias a reclamatória gremista seja entregue à CBF e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O domingo será de reuniões entre os membros da direção para definir a estratégia a ser adotada.
Confira a nota do Grêmio:
Na manhã deste domingo, em face à arbitragem desastrosa e danosa do jogo contra o São Paulo, ocorrido na noite do último sábado, após a concessão da troca do quadro arbitral, o Presidente Romildo Bolzan Jr comunica que pedirá a anulação da partida, bem como investigação da reunião realizada entre membros da CBF com a parte responsável que motivou a mudança na escala do árbitro do VAR.
"Equívocos, descritérios, erros e a omissão do VAR em lances capitais da partida colocam a arbitragem brasileira sob suspeição."