
O Grêmio já tomou as primeiras medidas nos bastidores em razão da arbitragem de Rafael Traci (FIFA-SC) na noite desse sábado (17), no Morumbi, na partida contra o São Paulo. No entendimento do clube, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá se manifestar e explicar as decisões do juiz e não utilização do VAR. A partir das respostas não está descartado o pedido de anulação do confronto no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Após contatos nas últimas horas, o departamento jurídico gremista decidiu enviar um ofício para a entidade que comanda o futebol brasileiro. A informação é confirmada pelo responsável pela pasta, Leonardo Lamachia, após contatos com o departamento de futebol e o mandatário gremista, Romildo Bolzan:
— Estamos formalizando um ofício à CBF manifestando indignação e irresignação e solicitando investigação por parte da CBF pelos ocorridos — disse Lamachia a GZH.
As solicitações envolvem buscar detalhes sobre a modificação na escala da arbitragem — pedida e aceita pela comissão de arbitragem pelo clube paulista —, além das decisões durante o confronto válido pela 16ª rodada do Brasileirão.
— Vamos pedir para ouvir os áudios. Vamos pedir informações sobre as reuniões (do São Paulo com a CBF), pessoas que participaram, assuntos que foram tratados e não descartamos, a partir deste movimento, dos elementos que teremos, encaminhar um pedido de anulação da partida — explica Lamachia.
— Estamos estudando. Não posso afirmar neste momento que há elementos para buscar essa medida — complementou o advogado.
A oficialização do documento à CBF deverá ser feita nos próximos dias. Inclusive, o domingo (18) deverá ser de formulação de novos movimentos relacionados ao assunto durante todo o dia.