A quinta vitória seguida do Grêmio, sendo a terceira no Brasileirão, reanimou o ambiente. Principalmente por causa do desempenho, que vinha sendo criticado apesar dos outros resultados positivos. Contra o Fluminense, pela 20ª rodada, os três pontos foram acompanhados de uma atuação convincente.
A consequência da vitória, mesmo que não tenha representado um salto na tabela, foi a aproximação do topo. O Grêmio está a seis pontos do Inter, líder, e tem um jogo a menos para cumprir, diante do Goiás, em casa. Por isso tudo, Renato Portaluppi permitiu-se fazer uma frase de efeito empolgada:
— Sou louco para ganhar o Brasileirão.
A sentença foi uma resposta a quem, segundo ele, diz que o treinador não valoriza o Brasileirão, já que sempre escolhe as partidas desta competição para rodar o grupo. O vice de futebol do clube, Paulo Luz, concordou e afirmou que o Grêmio também manterá foco na competição nacional.
Antes de retomar o Brasileirão, porém, o time terá um compromisso diante do Cuiabá, pela Copa do Brasil. O representante do Mato Grosso, que disputa a Série B, voltou de Pelotas, onde enfrentou o Brasil-Pel e perdeu por 3 a 0. Apesar disso, Luz pediu atenção:
— Será um jogo difícil, em um local de alta temperatura e umidade relativa do ar.
Além disso, o Grêmio não terá Orejuela, Kannemann e o recém-contratado Cesar Piñares, todos convocados para suas seleções. O chileno, que ainda nem estreou, foi elogiado pelo treinador por seu desempenho na Univerisdad Católica.
— Cesar é um meia, e o nome por si próprio já diz, e só tínhamos o Jean. Ele é um jogador inteligente e não à toa está na seleção chilena. Está de parabéns o Grêmio, porque ele vai nos ajudar bastante, conheço muito bem. Temos dois grandes meias, o Jean e o Cesar, estamos muito bem servidos — disse Renato.
Deu tempo ainda para o treinador gremista falar sobre o bate-boca que teve com Fred, centroavante do Fluminense. Os dois discutiram durante a substituição gremista, que estava demorando para ocorrer:
— Fred é um amigo, um ídolo do futebol brasileiro. Ele estava apitando o jogo, na malandragem, o que está certo. Mas é coisa do jogo só, já passou.