O Grêmio voltou a vencer o Cuiabá na tarde dessa quarta-feira (18), na Arena, e confirmou a classificação para disputar a semifinal da Copa do Brasil pela 15ª vez. Pentacampeão, o Tricolor busca o sexto título para se igualar ao Cruzeiro como o maior vencedor da competição.
A classificação para semifinal veio com uma confortável vitória de 2 a 0 construída com gols de Diego Souza em assistências de Pepê no primeiro tempo, quando o Grêmio teve uma atuação de luxo. Na etapa final, o Tricolor apenas controlou o Cuiabá e administrou o placar para chegar a sua oitava vitória seguida na temporada.
O técnico Renato Portaluppi valorizou que, além da classificação, o seu time conseguiu construir cedo o placar para poder dosar energias na reta final da partida.
— O importante era o Grêmio passar. Carimbamos vaga para mais uma semifinal da Copa do Brasil. A equipe esteve muito bem, criou bastante. Fizemos os gols no primeiro tempo e o time esteve seguro o tempo todo sem dar chances ao adversário. Entramos determinados a conquistar a classificação e conseguimos no primeiro tempo. Dosamos um pouco no segundo tempo e fiz mudanças para poupar alguns jogadores. O Grêmio vem jogando bem e conseguindo os resultados. Estamos em uma crescente — observou o treinador gremista.
Diante do Cuiabá, o Grêmio voltou a ter o meio-campo formado por Matheus Henrique, Darlan e Jean Pyerre. Mesmo que o desempenho tenha sido satisfatório novamente, Renato deixou dúvida sobre manter a dupla de volantes contra adversários de maior nível.
— Ganhamos na parte técnica, eles se assemelham, mas tem determinados jogos que precisaremos de uma marcação melhor ali no meio. Tem jogos e jogos. Não é sempre que vamos jogar dento da Arena e precisaremos dessa qualidade. Algumas vezes, as partidas serão mais disputadas e teremos de mudar as peças — projetou.
Além das características dos adversários, a sequência de partidas pelas três competições leva Renato a planejar novas formações para a equipe. Contra o Cuiabá, ele chegou a testar Jean Pyerre como volante em uma parte do segundo tempo. O treinador deixou aberta a possibilidade de usar o camisa 10 ao lado do chileno César Pinares, que se apresentará ao clube após ter defendido sua seleção nas Eliminatórias.
— Vamos esperar a chegada do César (Pinares). É um jogador que tem uma qualidade muito grande. Vamos esperar, hoje (quarta) recuei o Jean Pyerre para volante, são alternativas. O importante é a gente ter dois meias. No momento que tem um você acaba ficando sem nenhum. É importante ter dois jogadores para cada posição. Quem ganha é o grupo e o próprio treinador — continuou.
Nesse tom, o vice de futebol Paulo Luz garantiu que o Grêmio não irá definir uma competição como prioridade e disse confiar que o clube pode brigar em três frentes com chances de título.
— O Grêmio disputa todas as competições sem prioridade institucional. Nós todos trabalhamos para ter a melhor condição em cada uma delas. Pelo trabalho realizado temos conseguido sequências muito boas nas três — avaliou.
A semifinal da Copa do Brasil terá jogos apenas em 23 e 30 de dezembro. Antes disso, o Grêmio terá uma série de compromissos por Brasileirão e Libertadores. O próximo será no domingo (22), diante do Corinthians, em São Paulo, em jogo que Renato contará com os retornos de Kannemann e Orejuela. Pinares poderá fazer sua estreia.