O time de futebol 7 do Grêmio está próximo de anunciar um reforço e tanto para a temporada: o ex-jogador de futsal Falcão, 43 anos, eleito o melhor do mundo da modalidade quatro vezes pela Fifa (2004, 2006, 2011 e 2012). O CEO do projeto Grêmio Fut7, Fernando Matos, confirma que há um acordo verbal com o craque das quadras:
— Estamos apalavrados, mas ainda falta a assinatura de contrato. Esperamos que dentro de 15 dias possamos ter tudo certo para anunciá-lo como reforço do Grêmio Fut7.
A parceira do Grêmio com o BCF, tradicional equipe da modalidade, foi firmada neste ano. A ideia é usar a marca do Tricolor, mas com investimento à parte ao clube, liderado por Fernando Matos. Neste modelo e negócio, o Grêmio não terá custo algum com os cerca de 50 funcionários — sendo 26 jogadores — do time de futebol 7.
Quanto à chegada de Falcão, conhecido no mundo inteiro pela trajetória no futsal, alavancaria a marca e daria, claro, um ganho técnico à equipe. De acordo com Matos, o atleta se interessou pelo projeto do Grêmio Fut7.
— Conversamos, mostrei o nosso projeto para ele, a parceria que firmamos com o Grêmio, que temos vaga na Liga das Américas (equivalente à Libertadores na modalidade), e ele gostou. Acertamos valores e agora estamos aguardando a assinatura do contrato — destaca o empresário, que montou um CT para a equipe na Zona Sul de Porto Alegre.
Caso o negócio seja firmado, Falcão chegaria à Capital para jogar pelo Grêmio Fut7 com contrato até o final da temporada, que vai até fevereiro de 2021. Porém, caso a equipe vença a Liga das Américas e se classifique para o Mundial de Clubes, que será disputado em julho, na Rússia, o atleta ficaria por mais este período.
A próxima competição que será disputada pelo time é o Campeonato Gaúcho de futebol 7, com início previsto para o dia 17 de outubro. A equipe ainda participa do Campeonato Brasileiro e da Liga das Américas, também neste ano.
Atualmente, o time conta com jogadores profissionais de futebol de campo, como o atacante Leozinho e o zagueiro Renato Ferraz, que disputaram o Gauchão pelo Aimoré, além do meia Willian Guedes, que estava no Guarany de Bagé para a disputa da Divisão de Acesso. Outros nomes conhecidos da modalidade, como "Vassoura" e "Pé Fino", também fazem parte da equipe.
Apesar do sucesso como jogador de futsal, Falcão também jogou futebol de campo e até mesmo torneios de fut7. Na grama sintética, chegou a atuar por Madureira e Vasco, no Rio de Janeiro.