Em clima de Gauchão, o Grêmio estreia nesta quinta-feira (29) na Copa do Brasil deste ano contra o Juventude, às 21h30min, na Arena. O adversário é um velho conhecido não apenas pelos confrontos pelo Estadual, mas também porque, no ano passado, foi o rival tricolor nesta mesma etapa do torneio. E, se vale alguma coisa o histórico recente, a torcida gremista pode ficar otimista.
Desde que Renato Portaluppi iniciou a sua terceira passagem como técnico do clube, em 2016, o Grêmio tem um retrospecto amplamente favorável contra o time da Serra. No total, foram oito jogos, com apenas dois empates e seis vitórias — cinco delas de goleada. Além disso, a equipe tricolor sequer sofreu gols.
Se o histórico dos últimos anos é um motivador para o Grêmio, o bom momento do Juventude serve de alento para a torcida do Papo. O time ocupa a quarta posição da Série B após 18 rodadas e, se o campeonato terminasse hoje, voltaria à Primeira Divisão depois de 13 anos. Além disso, será a primeira vez que a equipe contará com o técnico Pintado à beira do campo para enfrentar o Grêmio.
— O Juventude está mais preparado neste ano. A gente tem um estilo de jogo interessante e com jogadores acostumados a jogar competições grandes, como Série A e Copa do Brasil. Então, é outro momento e o Juventude precisa ser respeitado. A gente vai fazer isso no jogo contra o Grêmio — disse Breno, artilheiro do Juventude na temporada, com 11 gols, que entrou duas partidas contra o time da Capital por essa mesma competição no ano passado.
O próprio Grêmio admite que, nesta temporada, a equipe caxiense evoluiu. Para o presidente Romildo Bolzan Júnior, o enfrentamento com a equipe da Serra será duro:
— É um confronto dificílimo. Torço para que o Juventude possa voltar à Primeira Divisão. Tem demonstrado que é capaz de fazer uma ótima campanha, eficiente, com condições de voltar à Série A. Tem um time consolidado, pronto, organizado, com bons jogadores, um meio-campo forte, tem definição, um bom sistema defensivo. Sinceramente, vai ser um jogo extremamente complicado.
Ainda mais com quatro desfalques confirmados. O meia-atacante Alisson, lesionado, o volante Matheus Henrique, com covid-19, além de Robinho e Luiz Fernando, que já disputaram a Copa do Brasil por outras equipes, são baixas certas. Assim, a equipe tem dúvida sobre quem joga na extrema direita. Os cotados são Thaciano, que já atuou no setor, Ferreira, que entrou e marcou o gol da vitória contra o Athletico-PR, domingo, e até mesmo o lateral Orejuela, que jogou por ali contra o América de Cali, na Libertadores.
No mais, os titulares chegam descansados, já que foram preservados no fim de semana. Um deles, em especial, terá de mostrar serviço: Diego Souza. O centroavante, a partir da chegada do argentino Diego Churín, ganha concorrência no setor e terá de provar que merece seguir no comando do ataque tricolor.
Questionado sobre as primeiras impressões em relação ao centroavante recém-chegado ao clube, Ferreira afirmou que ainda não deu para conhecer todo o potencial de Churín. Mas projetou uma disputa interessante com o atual titular.
— Ele chega para ajudar. É um jogador de porte físico muito bom e vai ser uma briga boa entre ele e o Diego — disse Ferreirinha, que poderá começar entre os titulares nesta noite.
Do outro lado, o Juventude também preservou alguns titulares no domingo, contra o Figueirense, pela Série B. O zagueiro paraguaio Nery Bareiro sequer viajou a Florianópolis. Já o lateral-esquerdo Eltinho ficou o jogo todo no banco, enquanto o meia Renato Cajá e o atacante Dalberto entraram no segundo tempo. Portanto, para o duelo com o Grêmio, o técnico Pintado terá todos os seus jogadores à disposição.
Enquanto de um lado o Grêmio busca o hexa da milionária Copa do Brasil, o Juventude sonha com o segundo título do torneio em sua história. Nesta edição, a equipe da Serra já deixou pelo caminho Coruripe-AL, XV de Piracicaba-SP, América-RN e CRB. Contra o time de Renato Portaluppi, terá de quebrar o histórico recente favorável ao rival e mostrar que, sim, tem futebol de Série A para seguir forte também na briga por uma vaga na elite do futebol brasileiro na próxima temporada.
Os números do Grêmio contra o Juventude na terceira Era Renato:
- 8 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- Nenhuma derrota
- 21 gols marcados
- Nenhum gol sofrido
Relembre os duelos entre os clubes:
- 25/3/2017 – Grêmio 4x0 Juventude (primeira fase do Gauchão)
- 4/3/2018 – Juventude 0x2 Grêmio (primeira fase do Gauchão)
- 28/1/2019 _ Grêmio 3x0 Juventude (primeira fase do Gauchão)
- 24/3/2019 – Juventude 0x6 Grêmio (jogo de ida das quartas de final do Gauchão)
- 28/3/2019 – Grêmio 0x0 Juventude (jogo de volta das quartas de final do Gauchão)
- 22/5/2019 – Juventude 0x0 Grêmio (jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil)
- 29/5/2019 – Grêmio 3x0 Juventude (jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil)
- 29/2/2020 – Grêmio 3x0 Juventude (primeira fase do Gauchão)