O Grêmio está monitorando Christian Stuani. O atacante de 33 anos é um dos nomes na lista de Renato Portaluppi para reforçar a equipe gremista neste segundo semestre de 2020. A janela de transferências para atletas vindos da Europa abre no próximo dia 13, e a direção tricolor está de olho no mercado atrás de um centroavante. Apesar de ser ídolo no Girona-ESP, o Grêmio tem uma carta na manga para contratar o uruguaio: a crise financeira do clube espanhol.
O Girona foi rebaixado na temporada 2018/2019. No ano passado, Stuani foi o artilheiro da Liga Adelante (como é chamada a Série B na Espanha), mas o clube catalão acabou ficando na quinta colocação e perdendo a chance do acesso. Mas não foi só uma vaga na La Liga que a equipe perdeu. O time também deixou de ganhar dinheiro.
Assim como fora recentemente no Brasil, o clube que é rebaixado na Espanha ganha cota televisiva equivalente proporcional à primeira divisão durante uma temporada. Ou seja, o clube que cai tem mais dinheiro para retornar para a elite no ano seguinte.
A crise financeira assolou o estádio Montilivi. Lozano foi vendido para o Cádiz-ESP, Borja García para o Huesca-ESP e, mais recentemente, o capitão Álex Granell rumou para o Bolívar-BOL, em uma negociação para lá de curiosa. Afinal, o proprietário da equipe que gerencia a equipe da Bolívia é Marcelo Claure, empresário que também é sócio investidor do Girona.
O time espanhol fez uma engenharia financeira para se readequar às cotas que podem bancar o salário do atual elenco. E agora vem a informação que pode ser um alento, ou não, ao Grêmio: Stuani tem hoje o maior salário do grupo. Ele recebe cerca de 200 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhões), o que representa quase um terço da folha salarial do elenco.
— Ele é a principal esperança do time para retornar à primeira divisão. Ele tem o salário mais alto do time. O Girona gasta quase um terço da folha salarial nele, é muita diferença para o segundo maior salário. O Girona negociou alguns jogadores importantes justamente para dar para o Stuani todo o dinheiro que pediu. Não vejo como ele sair daqui, deve ficar —destacou o repórter Bruno Martin, do Diário de Girona.
O jornalista destaca isso pois, com a saída de Granell, o centroavante é o novo capitão do time de Juan Carlos Unzué. De quebra, ele ainda foi o artilheiro do time na última temporada e tem média de um gol a cada dois jogos nos últimos cinco anos. No momento, ele foi cortado da seleção do Uruguai que disputaria as Eliminatórias por uma lesão muscular. O atacante jogou apenas uma partida na temporada, na derrota para o Fuenlabrada, na estreia, por 1 a 0. O Girona é atualmente o lanterna da competição.
Para jogar no Grêmio, Stuani pediu valores semelhantes aos que ganha na Europa. Romildo Bolzan Júnior recuou após a pedida e afirmou que o Tricolor não poderia pagar isso. Para jogar no Brasil, ele precisaria aceitar ganhar menos. A janela abre na próxima semana e conversas podem ocorrer novamente. O empresário do atleta confirmou a procura gremista, mas disse que não poderia dar maiores detalhes.
O Grêmio mantém Christian Stuani no radar e já sabe que ele pedirá menos em uma próxima rodada de negociações. Mas o nome do centroavante não é o único na pauta do clube.